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dc.contributor.author Gomes, Samuel da Silva
dc.contributor.author Zeilmann, Adriano Pilla
dc.contributor.author Terres, Marco Antônio de Souza Madeira
dc.contributor.author Soares, Leonardo Bandeira
dc.contributor.author Gomes, Sebastião Cícero Pinheiro
dc.date.accessioned 2013-05-21T19:23:29Z
dc.date.available 2013-05-21T19:23:29Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation GOMES, Samuel da Silva et al. Controle do veículo subaquático tatuí utilizando estrutura variável. Vetor, Rio Grande, v. 21, n. 1, p.110-129, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/vetor/article/view/2569/1385>. Acesso em: 21 mai. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3400
dc.description.abstract Projetar leis de controle para veículos subaquáticos não tripulados apresenta dificuldades extras, geralmente associadas a diferenças entre o modelo dinâmico nominal e a planta física. Estas diferenças existem principalmente em razão da existência de dinâmicas não modeladas e ainda, parâmetros do modelo difíceis de serem identificados. Portanto, é fundamental que a lei de controle, projetada para ser implementada na prática, apresente características de robustez que lhe permita manter o desempenho e a estabilidade. Neste sentido, o controle a estrutura variável é reconhecidamente adequado a sistemas com incertezas paramétricas. O presente artigo descreve o modelo cinemático e dinâmico de veículos subaquáticos. Apresenta também o desenvolvimento de um controlador automático de posição. Esse controle em posição é necessário sempre que se deseja levar o veículo para uma determinada posição e lá mantê-lo durante a realização de alguma tarefa. Após o desenvolvimento teórico, simulações são apresentadas com o ROV (Tatuí), onde se verificou que a estrutura variável com superfície integral apresentou o melhor comportamento. pt_BR
dc.description.abstract Designing control laws for unmanned underwater vehicles presents extra difficulties, mostly associated with differences between the nominal dynamic model and the physical plant. These differences exist mainly because of the existence of non-modeled dynamics and also the model parameters difficult to be identified. Therefore, it is essential that the control law, designed to be deployed in practice, has characteristics of strength enabling him to maintain the performance and stability. In this sense, control the structure variable is known suitable for systems with parametric uncertainties. This paper describes the kinematic and dynamic model of underwater vehicles. It also presents the development of an automatic controller position. This control is necessary in a position where you want to take the vehicle to a certain position and keep it there while performing some task. After the theoretical development, simulations are presented with the ROV (Tatuí), where it was found that the surface integral variable structure showed the best behavior. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Controle de posição pt_BR
dc.subject ROV pt_BR
dc.subject Estrutura variável pt_BR
dc.subject Modelagem dinâmica pt_BR
dc.subject Robustez pt_BR
dc.subject Position control pt_BR
dc.subject Variable structure pt_BR
dc.subject Dynamic model pt_BR
dc.subject Robust pt_BR
dc.title Controle do veículo subaquático tatuí utilizando estrutura variável pt_BR
dc.title.alternative Tatuí underwater vehicle control using variable structure pt_BR
dc.type article pt_BR


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