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dc.contributor.advisor Gomes, Sebastião Cícero Pinheiro
dc.contributor.author Gomes, Samuel da Silva
dc.date.accessioned 2013-06-03T19:14:00Z
dc.date.available 2013-06-03T19:14:00Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation GOMES, Samuel da Silva. Modelagem e controle de atuadores robóticos e veículos subaquáticos não tripulados. 2011. 151f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3434
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação trata da modelagem e do controle de um atuador robótico e de veículos subaquáticos não tripulados. Primeiramente o trabalho compara e valida experimentalmente dois modelos de atrito existentes na literatura (LuGre e Gomes). Desenvolve-se um controle de posição baseado em estrutura variável para o atuador robótico do tipo harmonic-drive. Simulações são realizadas a fim de verificar a robustez do controlador perante a variação paramétrica em comparação com o controle proporcional, integral e derivativo (PID). Resultados experimentais das aplicações dos controles são obtidos mostrando desempenhos muito próximos aos de simulação. Posteriormente é feito um estudo sobre veículos subaquáticos não tripulados (Tatuí e Nerov). A modelagem cinemática é descrita por ângulos de Euler e a modelagem dinâmica inclui a interação da estrutura mecânica do veículo com o meio aquático e a ação dos propulsores. Desenvolve-se um sistema de controle de posição e orientação utilizando estrutura variável. Resultados de simulação ilustram as características do controlador com incertezas paramétricas e correntes oceânicas em comparação com o PID usando a estratégia de linearização por realimentação. pt_BR
dc.description.abstract The subject of this dissertation is the modeling and control of a robotic actuator and also of unmanned underwater vehicles. Firstly, it compares and experimentally validates two friction models (LuGre and Gomes). A position control based on a variable structure is developed for the harmonic-drive type of robotic actuator. Simulations are performed to verify the robustness of the controller against the parametric variation and to compare to the proportional, integral and derivative control (PID). Experiments then show results similar to those from simulations. Later, we a study about unmanned underwater vehicles (Tatuí and Nerov) is presented. The kinematics modeling is described by Euler’s angles. The dynamics modeling includes the interaction of the vehicle’s mechanical structure with the aquatic environment and the actuation of the propellers. By using a variable structure, a position and orientation control system is developed. The simulation results then show the characteristics of the controler with parametric uncertainties and ocean streams, and compares them with those from a PID controler with feedback linearization. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Atuador robótico pt_BR
dc.subject Estrutura variável pt_BR
dc.subject Veículos subaquáticos pt_BR
dc.subject Dinâmica pt_BR
dc.subject Controle de posição pt_BR
dc.subject Robotic actuator pt_BR
dc.subject Variable structure pt_BR
dc.subject Underwater vehicles pt_BR
dc.subject Dynamic pt_BR
dc.subject Position control pt_BR
dc.title Modelagem e controle de atuadores robóticos e veículos subaquáticos não tripulados pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • EE – Mestrado em Engenharia Oceânica
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