Estudo de viabilidade de empreendimento sob a ótica da vida útil: o caso sobre a modernização do porto novo do Rio Grande – RS

Mattos, Flávia Costa de

Abstract:

 
A identificação do estado de conservação e manutenção, bem como, do obsoletismo funcional do cais do Porto Novo do Rio Grande, permitiu traçar diretrizes para a realização das obras de modernização desta estrutura. Em razãodo tipo de navios que atualmente navegam na costa brasileira, o projeto de modernização prevê a adequação dos berços de atracação e aprofundamento do calado, na linha próxima ao cais. O estudo da viabilidade para realizar tal empreendimento encontra-se alicerçado no potencial de funcionamento, ou seja, vida econômica e vida útil. Este trabalho apresenta relação entre a vida útil das estruturas de concreto, inseridas em ambientes marítimos, e os indicadores de viabilidade para este tempo de vida. São apresentadas as possibilidades de modernizar ou reabilitar cais com muro de gravidade, bem como, os fatores preponderantes na durabilidade de uma estrutura de concreto, como distância da água do mar, permitindo traçar estimativas quanto a vida útil destas estruturas. Estas estimativas estão baseadas, basicamente, no ambiente no qual estão inseridas e nas especificações de projeto como, cobrimento das armaduras e resistência característica do concreto. Foi observado um ganho considerável na vida útil da estrutura ao adotar-se a especificação do concreto com resistências características à compressão (fck) superiores. A partir desta premissa, o estudo dos indicadores de viabilidade foi baseado em duas possibilidades de horizontes: valor do investimento inicial com especificações do projeto utilizando fckigual a 35 MPa, com estimativa de vida útil de 56 anos e, alternativamente, o valor do custo do concreto com fck igual a 40 MPa agregado ao investimento, para o horizonte de 76 anos. Diante do panorama econômico e das séries históricas analisadas que compreendem o volume e tipo de cargas, número de embarcações que utilizam o cais e, das principais cargas movimentadas, foi identificado o volume anual e a mercadoria com maior movimentação, que corresponde a fertilizantes. A partir destas constatações, realizou-se o levantamento provável de despesas e receitas decorrentes da operação exclusiva no cais, compondo o fluxo de caixa do empreendimento, com cenário provável, pessimista e otimista. Os indicadores de viabilidade analisados foram: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Índice de Lucratividade e Pay-back. As incertezas e riscos foram analisados através da geração analítica e numérica do VPL, fornecendo parâmetros para a tomada de decisão, com indicativo de viabilidade para a realização dasobras de recuperação e modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande no horizonte de 76 anos.
 
The identification of the state of conservation andmaintenance as well as the functional obsoletism of the dock of Porto Novo do Rio Grande, allowed establish guidelines in order to perform the modernization work of this structure. Because of the type of vessels currently sailing along the Brazilian coast, the modernization project foresees the adequacy of the berthing cradles and deepening the draft in line next to the pier. The study of the feasibility to undertake such enterprise is based on the functioning potential, that is, economic and useful life. This paper presents relationship between the life of concrete structures, inserted in the marine environment, and indicators of viability for this time of life. The opportunities to upgrade or rehabilitate pier with gravity wall are presented as well as the predominant factors in the durability of a concretestructure, such as distance from the sea, allowing trace estimates of useful life of these structures. These estimates are based, basically, on the environment in which they are inserted and the project specifications, such as armor cover and the characteristic strength of concrete. It was observed a considerable gain in the lifetime of the structure by adopting the concrete specification with higher characteristic strength (fck). From this premise, the study of indicators of viability was based on two types of horizons: value of initial investment with the project specifications using fckequal to 35 MPa, estimated useful life of 56 years and, alternatively, the cost value of the concrete with fck equal to 40 MPa aggregated to the investment, for the horizon of 76 years. Considering the economic outlook and the analyzed historical seriesthat comprises the volume and type of loads, number of vessels using the wharf and the main cargo handled, the annual volume and the goods with more movement were identified, whichis fertilizer. From these findings, a survey of likely income and expenditure arising from the exclusive operation on the pier was undertaken, comprising the cash flow of the enterprise, with probable, pessimistic and optimistic scenario. The analyzed indicators of feasibility were: Net Present Value, Internal Rate of Return, Profitability Index and Pay-back. The uncertainties and risks were analyzed through the analytical and numerical generation of NPV, providing parameters for the decision, with an indication of viability to perform the works of rehabilitation and upgrading of Porto Novo Rio Grande's pier on the horizon of 76 years.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2009.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EE – Mestrado em Engenharia Oceânica