dc.contributor.advisor |
Lima, Milton Luiz Paiva de |
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dc.contributor.author |
Lemke, Natalia |
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dc.date.accessioned |
2013-06-08T23:00:19Z |
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dc.date.available |
2013-06-08T23:00:19Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.citation |
LEMKE, Natália. Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3479 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2008. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como propósito realizar uma análise da operação do Porto do Rio
Grande, através da técnica de Simulação, com o auxílio dosoftwareArena. O estudo foi feito para o terminal público Porto Novo e para os terminais de iniciativa privada do Superporto, os quais são: Bianchini, Bunge Alimentos, Copesul, Petrobrás, Tecon, Tergrasa, Termasa e Trevo Operadora. Nos terminais que possuem mais de um local de atracação, foram efetuadas duas análises: para o sistema íntegro, e para cada berço separadamente. Esta dissertação apresentou ainda como objetivo, comparar os resultados obtidos pela técnica de Teoria de Filas com a técnica de Simulação, as quais são utilizadas em modelagem de sistemas. Para tal,
utilizaram-se os resultados fornecidos por Duarte (2007), que em sua dissertação de mestrado, realizou a análise operacional do Porto do Rio Grande, através do método de Teoria de Filas. Primeiramente, foram averiguados os dados de movimentação de navios do porto, durante os anos de 2004, 2005 e 2006, os quais foram fornecidos pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). Em seguida, analisaram-se os intervalos entre as chegadas de navios, e os tempos de cada atendimento, com intuito de representar estes dados através de uma determinada distribuição estatística. Especificamente, para o terminal Tecon, foram realizadas análises mensais dos processos de chegada e de atendimento, com a finalidade de estimar a demanda para os próximos anos, pois este terminal passará a operar com mais um
berço de atracação. Posteriormente, construíram-se fluxogramas de simulação, para cada situação, de acordo com o número de locais de atracação, onde foram aplicados os valores estatísticos corretos que representaram os dados de chegada e deatendimento. Para cada simulação, o programa Arena forneceu inúmeros resultados, entre eles, o índice de congestionamento.
Como um dos principais resultados, constatou-se que o terminal Tecon apresentou
consideráveis reduções em termos de congestionamento, nas simulações realizadas para o ano de 2009, em que este terminal contará com mais um local de atracação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work had as intention to carry through an analysis of the operation of the Port of
Rio Grande, through the technique of Simulation, with the aid of software “Arena”. The study was made for the public terminal called Novo Porto and the terminals of private initiative of Superporto, which are: Bianchini, Bunge Alimentos, Copesul, Petrobrás, Tecon, Tergrasa, Termasa and Trevo Operadora. In the terminals that possess a mooring place more than, two analyses had been effected: for the complete system, and each cradle separately. This paper still presented as objective, to compare the results gotten for the technique of Theory of Lines with the technique of Simulation, which are used inmodeling of systems. For such, the results supplied for Duarte had been used (2007), that in its master’s paper, carried through the operational analysis of the Port of Rio Grande, through the method of Theory of Lines. First, the data of movement of ships of the port had been inquired, during the years of 2004, 2005 and 2006, which had been supplied by theSupervision of the Port of Rio Grande (SUPRG). After that, the intervals between the arrivals of ships, and the times of each ttendance had been analyzed, with intention to represent these data through one definitive distribution statistics. Specifically, for the Tecon terminal, monthlyanalyses of the processes of arrived and attendance had been carried through,with the purpose esteem the demand for the next years, therefore this terminal will start to operate with plus a cradle of mooring. Later, simulation flowcharts had been constructed, for each situation, in accordance with the number of mooring places, where the correct statistical values that had represented the data of fond and of attendance had been applied. For each simulation, the program “Arena” supplied innumerable resulted, between them, the index of congestion. As one of the main results, one evidenced that the Tecon terminal presented considerable reductions in congestion terms, in the simulations carried through for the year of 2009, where this terminal will count on plus a mooring place. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Operacionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação |
pt_BR |
dc.subject |
Porto do Rio Grande |
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dc.subject |
Operationalization |
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dc.subject |
Simulation |
pt_BR |
dc.subject |
Port of Rio Grande |
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dc.title |
Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |