O mapeamento geotécnico por meio de geoprocessamento como instrumento de auxílio ao planejamento do uso e ocupação do solo em cidade costeiras estudo de caso para Pelotas (RS)

Xavier, Sinval Cantarelli

Abstract:

 
As cidades costeiras brasileiras cresceram de forma rápida e não planejada nos últimos 70 anos, causando o desequilíbrio dos sistemas ambientais, impondo riscos às populações, e um pesado ônus ao poder público. Neste contexto, o planejamento urbano subsidiado em um diagnóstico que identifique e defina o melhor uso possível dos recursos do meio planejado desempenha um papel fundamental no estabelecimento e implementação das políticas urbanas. Entre os instrumentos técnicos aplicáveis ao planejamento territorial urbano, o mapeamento geotécnico é de grande importância na aquisição e representação de aspectos do meio físico, possibilitando a interpretação e avaliação de suas potencialidades e fragilidades. Esta dissertação apresenta uma metodologia que integra a avaliação do crescimento urbano com o mapeamento dos aspectos geotécnicos do meio físico, como forma de subsidiar o planejamento do uso e ocupação do solo nos processos de expansão das cidades costeiras. A área escolhida para o estudo de caso é município de Pelotas (RS), arrolado no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro como um dos municípios estuarino-lagunares da Zona Costeira. A metodologia utiliza recursos de geoprocessamento, em especial um Sistema de Informações Geográficas (SIG), no processamento e integração de dados sobre o meio físico, assim como na geração de informações derivadas e nos processos de análises. As principais etapas da metodologia são: (i) avaliação do crescimento urbano e mapeamento das áreas de expansão (vazios urbanos); (ii) estruturação do SIG e de um banco de dados de sondagens SPT (Standart Penetration Test) (iii) geração do mapa de unidades geotécnicas com base na proposta metodológica apresentada por Davison Dias (1995); (iv) análise das características físicas, geotécnicas e do regime urbanístico aplicável aos vazios urbanos. Como resultado do estudo de caso, foi produzido o mapa geotécnico da área urbana de Pelotas, identificados, mapeados e descritos 26 vazios urbanos, e caracterizadas as unidades geotécnicas neles presentes. O trabalho objetiva tornar-se uma ferramenta de apoio a pesquisadores e planejadores focados na disciplina do crescimento das cidades costeiras.
 
Coastal cities in Brazil have grown quickly and in a disordered way over the last 70 years, causing an imbalance of environmental systems thus creating risks for populations and putting an onus on public authorities. Urban planning in this context is based on a diagnostic that identifies and defines the best possible uses for environmental sources, which has a fundamental role in the establishment and implementation of urban legislation. An important technical tool in urban territorial planning is geotechnical mapping. This is used to acquire and represent aspects of the physical environment and can help interpretation and evaluation of their potentials and fragilities. This dissertation presents a methodology that integrates evaluation of urban growth with geotechnical mapping of aspects of the physical environment, in order to base the urban planning of land use and occupation in the process of urban growth of coastal cities. The case study is the city of Pelotas (RS), which is part of the National Plan of Coast Management as one of the cities placed in the estuary-lagoon Coast Zone. The methodology applies geographic information system tools (GIS) in the processing and integration of data related to the physical environment, as well as in the creation of derived data and in the process of analysis. The main stages of this methodology are: (i) evaluation of urban growth and mapping of expansion areas (urban voids); (ii) definition of SIG and data base of drilling SPT (Standard Penetration Test); (iii) creation of a map of geotechnical unities based on the methodological proposal presented by Davison Dias (1995); (iv) analysis of physical and geotechnical characteristics, and of urban planning applied to the urban voids. As a result of this case study, a geotechnical map of the urban area of Pelotas was produced, 26 urban voids were identified, mapped and described, and the geotechnical unities of them were characterized. In this way, this study aims to become a fundamental tool to support research in the area of urban growth in coastal cities.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2010.

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  • EE – Mestrado em Engenharia Oceânica