Show simple item record

dc.contributor.advisor Soares, Ivan Dias
dc.contributor.author Alves, Fernando Nogueira Azambuja
dc.date.accessioned 2013-06-11T21:49:13Z
dc.date.available 2013-06-11T21:49:13Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation ALVES, Fernando Nogueira Azambuja. Estudo do transporte de manchas de óleo por um modelo lagrangeano de partículas na bacia de Pelotas. 2006. 161f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2006. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3505
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica, Instituto de Oceanografia, 2006. pt_BR
dc.description.abstract A área de estudo fica localizada na Bacia de Pelotas entre as latitudes 28o e 36o Sul e longitudes 043o e 054o Oeste e compreende a Plataforma Continental (Sul Brasileira), entre o Cabo de Santa Marta e o Chuí. Nas águas da região existem dois locais onde ocorre maior movimentação de navios que transportam petróleo: o Porto de Rio Grande e o Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra. O risco de acidentes no transporte do óleo e a poluição crônica de esgotos urbanos e parques industriais são ameaças aos ambientes costeiros e marinhos da região, a pesca e aos turismo dos Balneários. Um modelo (lagrangeano) de transporte de manchas de óleo baseado na movimentação de partículas foi criado para simular eventuais derrames durante o verão em diferentes pontos na Bacia de Pelotas. Através de simulações de derrames em situação de verão em três diferentes locais da área de estudo, foi investigado a trajetória e o destino do óleo. O modelo de óleo foi forçado com correntes de um modelo hidrodinâmico 3-D (Princeton Ocean Model) e ventos das análises do modelo atmosférico proveniente do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). O modelo hidrodinâmico foi forçado com vento, marés e saídas (temperatura, salinidade e elevação do nível do mar) do modelo oceânico global OCCAM ( Ocean Circulation and Climate Advanced Modelling Project ). A partir dos resultados obtidos, foi analisado a magnitude das forçantes vento e corrente no transporte de um óleo desconsiderando a dispersão vertical e a horizontal turbulenta do óleo. Foram gerados cenários probabilísticos da trajetória das manchas nos dez dias iniciais e também cenários do destino final das manchas determinando as áreas mais suscetíveis a contaminação em caso de acidente. As forçantes na região contribuem para aproximar o óleo da costa levando o mesmo para o Sul da fonte. A orientação da linha de costa em relação ao vento predominante mostra-se um fator importante na determinação das área mais atingidas pelo óleo. Na plataforma continental as simulações mostraram um transporte de óleo residual para o Sudoeste em direção a costa sendo o vento a principal forçante. Embora o transporte médio das manchas foi para o Sul em algumas ocasiões a passagem de sistemas meteorológicos frontais levaram as manchas para o Norte do local fonte de óleo. Na região oceânica próximo ao talude o transporte preferencial segue a corrente do Brasil, portanto nessa região o transporte é dominado por correntes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title Estudo do transporte de manchas de óleo por um modelo lagrangeano de partículas na bacia de Pelotas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record