Abstract:
A humanização nos serviços de saúde é essencial na resolução de problemas, satisfação dos usuários, reconhecimento e reivindicação dos direitos, promoção do auto cuidado e proteção da saúde. Na atenção obstétrica e neonatal, o Ministério da Saúde preconiza que a atenção adequada à mulher no momento do parto é um direito fundamental. O objetivo geral deste estudo é conhecer a percepção dos gestores do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Junior sobre a implementação da proposta do Ministério da Saúde acerca do Parto Humanizado. Trata-se de um recorte da macro-pesquisa multicêntrica “Atenção Humanizada ao Parto de Adolescentes”, caracterizada como um estudo transversal multicêntrico envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O local do estudo foi o Hospital Universitário Dr Miguel Riet Corrêa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande, município do Rio Grande/RS , tendo como sujeitos quatro gestores deste hospital. Os dados foram extraídos do banco de dados da macro-pesquisa referida. Foram respeitados todos os aspectos referentes à Resolução N° 196/96 sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. A análise foi realizada a partir da interpretação dos dados que foram coletados e transcritos das entrevistas. Os resultados e as discussões encontram-se organizados em dois artigos científicos. O primeiro artigo está relacionado ao conhecimento dos gestores sobre a proposta do Ministério da Saúde acerca do Parto Humanizado. O segundo enfoca as fortalezas e as fragilidades apontadas pelos gestores para a implementação da proposta do Ministério da saúde. Conclui-se que os gestores conhecem o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento e suas diretrizes, salientam a necessidade de mudança na área física, e a permissão da presença do acompanhante; demonstraram conhecer os benefícios do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento; justificam a necessidade de credenciamento para o recebimento de verbas para a manutenção do processo; evidenciam a necessidade da elaboração de um protocolo de atendimento. Quanto às dificuldades, evidenciou-se a resistência dos 10 profissionais a uma nova proposta, número insuficiente de trabalhadores e um alto índice de cesáreas. Como estratégias, os gestores apontaram que a mudança da área física do Centro Obstétrico pode favorecer, bem como treinamento e capacitações da equipe de saúde, como também uma real cobrança por parte do governo na efetivação do parto humanizado.
Humanization in health services is essential in problem solving, customer satisfaction,
recognition and vindication of rights, promotion of self care and health protection. In obstetric and neonatal care, the Ministry of Health recommends that adequate attention to women during childbirth is a fundamental right. The aim of this study the perceptions of managers of the Hospital Dr Miguel Riet Correa Junior º on the implementation of the proposal of the Ministry of Health about the Humanized Delivery. This is an excerpt of the macro-multicenter study "Humanized Care Delivery for Adolescents", characterized as a multicentric study involving the Federal University of Rio Grande (FURG) and the Federal University of Pelotas (UFPEL). The study site was the University Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, Federal University of Rio Grande, in Rio Grande/RS, with the participants were four managers of this hospital.Data were extracted from the database that the macro-research. We have respected all aspects of Resolution No. 196/96 on Research Involving Human Subjects. The analysis was based on the interpretation of the data that were collected and transcribed the interviews. The results and discussions are organized in two papers. The first article is related to the attention of managers on the proposal of the Ministry of Health about the Humanized Delivery. The second focuses on the strengths and weaknesses identified by managers to implement the proposal of the Ministry of Health. It is concluded that managers know the Humanization Program of Prenatal and Birth and their guidelines, highlight the need for change in the physical area, and allowing the presence of a companion, knew about the benefits of the Program for Humanization of Prenatal and Birth; justify the need for accreditation for the receipt of funds for the maintenance of the process; highlight the need to prepare a protocol of care. As for the difficulties, there was the professional resistance to a new proposal, an insufficient number of workers and a high rate of cesarean sections. As strategies, managers indicated that the change of the physical area of the obstetric center can
12improve, as well as training and skills of health staff, but also a real recovery by the government in the execution of humanized childbirt.
Humanización en los servicios de salud es esencial en la resolución de problemas, la
satisfacción del cliente, el reconocimiento y la reivindicación de los derechos, la promoción del autocuidado y protección de la salud. En la atención obstétrica y neonatal, el Ministerio de Salud recomienda que la atención adecuada a las mujeres durante el parto es un derecho fundamental. El objetivo de este estudio, las percepciones de los directivos del Hospital Dr. Miguel Riet Correa º Junior en la aplicación de la propuesta del Ministerio de Salud sobre el
parto humanizado. Este es un extracto de la macro-estudio multicéntrico "un cuidado
humanizado para Adolescentes", que se caracteriza como un estudio multicéntrico de la participación de la Universidad Federal de Río Grande (FURG) y la Universidad Federal de Pelotas(UFPEL). El sitio de estudio fue el Hospital Universitario Dr. Miguel Riet Corrêa
Júnior, de la Universidad Federal de Río Grande, en Río Grande / RS, teniendo como
participantes del estudio cuatro gerentes de este hospital. Los datos fueron extraídos de la base de que la macro-investigación. Nosotros hemos respetado todos los aspectos de la Resolución N º 196/96 para la Investigación en Seres Humanos. El análisis se basó en la interpretación de los datos que fueron recopilados y transcritos de las entrevistas. Los resultados y discusiones se organizan en dos artículos. El primer artículo se refiere a la atención de los administradores sobre la propuesta del Ministerio de Salud sobre el parto humanizado. El segundo se centra en las fortalezas y debilidades identificadas por los responsables de implementar la propuesta del Ministerio de Salud. Se concluye que los
directivos conocer el Programa de Humanización de las directrices del embarazo y parto y su, poner de relieve la necesidad de cambio en el área física, y permitiendo la presencia de un compañero, sabía acerca de los beneficios del Programa de Humanización del Prenatal y Nacimiento, justificar la necesidad de la acreditación para la recepción de fondos para el mantenimiento del proceso y poner de relieve la necesidad de elaborar un protocolo de atención. En cuanto a las dificultades, no fue la resistencia de los profesionales a una nueva 14 propuesta, un número insuficiente de trabajadores y una alta tasa de cesáreas. Dado que las estrategias, los directivos indicaron que el cambio de la superficie física del centro obstétrico puede mejorar, así como formación y capacitación del personal de salud, sino también una recuperación real por parte del gobierno en la ejecución de parto humanizad.