dc.contributor.author |
Kleer, Ana Alzira |
|
dc.contributor.author |
Thielo, Marcelo Resende |
|
dc.contributor.author |
Santos, Arion de Castro Kurtz dos |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-17T18:05:51Z |
|
dc.date.available |
2013-07-17T18:05:51Z |
|
dc.date.issued |
1997 |
|
dc.identifier.citation |
KLEER, Ana Alzira; THIELO, Marcelo Resende; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 160-169, 1997. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/14-2/artpdf/a3.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3653 |
|
dc.description.abstract |
Visando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como
precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de
derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |