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dc.contributor.author Kleer, Ana Alzira
dc.contributor.author Thielo, Marcelo Resende
dc.contributor.author Santos, Arion de Castro Kurtz dos
dc.date.accessioned 2013-07-17T18:05:51Z
dc.date.available 2013-07-17T18:05:51Z
dc.date.issued 1997
dc.identifier.citation KLEER, Ana Alzira; THIELO, Marcelo Resende; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 160-169, 1997. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/14-2/artpdf/a3.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3653
dc.description.abstract Visando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title A física utilizada na investigação de acidentes de trânsito pt_BR
dc.type article pt_BR


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