Ópera na escola

Souza, Roberto Domingues; Lucas, Caroline Menezes; Richter, Magali Letícia Spiazzi

Abstract:

Com o intuito de buscar a integração e a inclusão social de crianças através de um gênero musical, geralmente elitizado e apreciado em sua maioria por adultos, é que surgiu este projeto denominado Ópera na Escola: “A Flauta Mágica” Contada às Crianças. Este projeto foi executado primeiramente em 2005 na Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire e foi proposto pelo departamento de Música e Artes Cênicas, do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul. Este projeto chegou a atingir mais de quatro escolas da rede municipal de educação contando em média com três bolsistas e vinte voluntários entre cantores, pianistas, instrumentistas, estudantes de música e professores das escolas atingindo em torno de cento e sessenta crianças. O desenvolvimento partiu de três eixos metodológicos sucessivamente denominados subprojetos: “A Flauta Mágica” Contada às Crianças (2005); “Proposta de popularização de instrumentos musicais sinfônicos” (2006) e “Musicalização de professores” (2007). Logo o presente relato busca apresentar um panorama desde a origem até seu funcionamento atual através do olhar de dois ex-bolsistas que desenvolveram atividades junto ao projeto no período de 2005 a 2007.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • PROEXC – Trabalhos apresentados em eventos