dc.contributor.author |
Almeida, Maria Teresa de Albernaz |
|
dc.contributor.author |
Santos, Arion de Castro Kurtz dos |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-14T20:05:39Z |
|
dc.date.available |
2013-08-14T20:05:39Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Maria Teresa; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa. Ambiente & Educação, v. 5, p. 137-152, 2001. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/geoesp/arquivos/artigos/Artigomeioambientenaescola.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3678 |
|
dc.description.abstract |
O desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento,
o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos
desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem semiquantitativa |
pt_BR |
dc.title |
Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |