Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Maria Teresa de Albernaz
dc.contributor.author Santos, Arion de Castro Kurtz dos
dc.date.accessioned 2013-08-14T20:05:39Z
dc.date.available 2013-08-14T20:05:39Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.citation ALMEIDA, Maria Teresa; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa. Ambiente & Educação, v. 5, p. 137-152, 2001. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/geoesp/arquivos/artigos/Artigomeioambientenaescola.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3678
dc.description.abstract O desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Modelagem semiquantitativa pt_BR
dc.title Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record