dc.contributor.author |
Madureira, Marta Saint Pastous |
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dc.contributor.author |
Tagliani, Paulo Roberto Armanini |
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dc.date.accessioned |
2013-08-15T17:10:41Z |
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dc.date.available |
2013-08-15T17:10:41Z |
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dc.date.issued |
1997 |
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dc.identifier.citation |
MADUREIRA, Marta Saint Pastous; TAGLIANI, Paulo Roberto Armanini. Educação ambiental não formal em unidades de conservação federais na zona costeira: uma análise crítica. Meio Ambiente em Debate, Brasília, v. 16, p. 1-110, 1997. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos917/educacao-ambiental-costeira/educacao-ambiental-costeira.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1413-2583 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3683 |
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dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo a análise da educação ambiental não-formal conduzida em unidades de conservação federais localizadas na zona costeira brasileira, com base no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis(TEASS), elaborado na sua versão final durante a Jornada de Educação Ambiental, no Fórum Global das Organizações não-Governamentais, que ocorreu paralelamente à Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992. O trabalho centrou-se em sete projetos desenvolvidos em unidades de conservação ou seus entornos, criadas em função da proteção de espÈcies da flora e/ou fauna em extinção, tais como a proteção de áreas de desova de tartarugas marinhas (Reservas Biológicas de Comboios e de Santa Isabel), de procriação e alimentação do peixe-boi marinho (Área de Proteção Ambiental de Mamanguape), proteção da mata atlántica (Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba), proteção da biodiversidade marinha (Reserva Biológica do Arvoredo) e proteção de ecossistemas utilizados por aves migratórias (Parque Nacional da Lagoa do Peixe).A análise dos diferentes projetos de educação ambiental desenvolveu-se a partir de um questionário respondido por seus responsáveis, com questões referentes aos aspectos funcionais da entidade e a aspectos conceituais, tendo-se visitado algumas unidades de conservação para observações locais. Conclui-se que os princêpios do TEASS têm sido adotados parcialmente nas unidades de conservação analisadas e isto se deve a fatores conjunturais, institucionais, educativos e filosóficos. Entre outros fatores, estão os problemas de endividamento do paês, que têm conduzido ao desmonte das instituições põblicas por um lado, e, por outro, ao excessivo caráter preservacionista das áreas protegidas e da educação ambiental, apesar de algumas propostas embrionárias na busca de soluções e alternativas para as populações locais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work analyses the non-formal environmental education activities conducted
in federal conservation areas situated along the Brasilian coast. This analysis is based on the
Guidelines for Environmental Education for Sustainable Societies - Tratado de Educação
Ambiental para Sociedades Sustentáveis (TEASS) -, the final version of which was agreed during the Environmental Education Session by the Global Forum of Non-Governmental Organisations, which took place-along with the United Nations Conference on the Environment and Development (UNCED)- in 1992 in Rio de Janeiro, Brazil. This work focused on seven environmental education projects undertaken in or around conservation areas which were created specifically for the protection of animal and plant species threatened with extinction, such as: The Comboios and Santa Isabel Biological Reserves, created for the protection of
marine turtles spwaning grounds; the Mamanguape Environmental Protection Area, which contains the marine manatee s breeding and feedings grounds; the Guaraqueçaba
Environmental Protection Area, created to protect the Atlantic rain fores; the Arvoredo Biological Reserve, created to protect its rich marine ecossistem; and the Lagoa do Peixe National Park, which constitutes a sanctuary for migratory birds. Information was gathered through visits to some of the conservation areas, and through questionnaires. The questionnaires, answered by the persons responsible for the environmental education projects, provided information about the practical work, the institution, its funding and structure, it carries out through the projects and the conceptual basis of that work. This work concludes that the guidelines contained in the TEASS have been only partially adopted in the preservation areas studied for contextual, institutional, educational, and philosophical reasons. The high level of indebtment of the federal government is an important comtextual factor, for it has contributed, on the one hand, to the
dismantling of public institutions and, on the other hand, to the excessive emphasis on
preservation both in environmental protection areas and in environmental education projects. In spite of that generalised emphasis on preservation, there can be found some timid proposals aiming at finding acceptable alternatives for the local comunities. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.title |
Educação ambiental não formal em unidades de conservação federais na zona costeira: uma análise crítica |
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dc.type |
article |
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