Show simple item record

dc.contributor.author Ramos, Clériston Ribeiro
dc.contributor.author Dziekaniak, Gisele Vasconcelos
dc.contributor.author Santiago, Vanessa Dias
dc.contributor.author Munhoz, Deise Parula
dc.date.accessioned 2013-08-20T21:24:01Z
dc.date.available 2013-08-20T21:24:01Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation RAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1981-5344
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3703
dc.description.abstract Esta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil. pt_BR
dc.description.abstract This research was based on work by Miranda; Poméia; Bueno (2004), which argues that cultural factors and age of the students are issues that influence the human perception, and that some images are conventionally designated for different crops (such as North American and Brazilian). This proposal was not the intention of replacing the notations used for the classification of issues in libraries, widely distributed (numerical ratings of the CDD, CDU, etc), but suggest that this research calls "labeling" of these matters through images, that can best represent them. It is believed that the goal of the research was achieved: planning clear materials from the library. It suggests that development of this system of classification of images as an alternative organization of libraries containing its achievements in children's literature. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Organização do conhecimento pt_BR
dc.subject Percepção humana pt_BR
dc.subject School library pt_BR
dc.subject Organization of knowledge pt_BR
dc.subject Human perception pt_BR
dc.title Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar pt_BR
dc.title.alternative Human perception and image: alternative implementation pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record