Abstract:
Muito se discute sobre o que realmente deve ser feito para gerar um amanhã mais
digno e igualitário, principalmente, dentro das universidades. Nesse sentido, o que
estamos propondo neste artigo é a análise sobre o projeto “Adeus aos lixões” que
colocou em prática a teoria adquirida na academia, construindo dessa forma uma
intervenção socioambiental que estimulou e transformou a comunidade rio-grandina.
É importante mencionar que mesmo com sua forte atuação, o projeto ao longo dos
anos foi sendo esquecido e os hábitos cultivados enfraquecidos, restando somente a
todos aqueles que vivenciaram o seu auge questionar o que aconteceu. Essa
intervenção teve resultados permanentes? Quais os vestígios que ainda podemos
observar dessa história? Elementos que serão observados no decorrer desse
trabalho.
There is debate about what really should be done to generate a more dignified and
egalitarian future, especially within universities. Indeed, what we are proposing is the
analysis on the project "Farewell to the landfills" which put into practice the theory
learned in the academy, and proceeded to build a socio-environmental intervention
that stimulated and transformed the community in Rio Grande. However, even with
its strong performance, the project over the years was forgotten and habits cultivated
weakened, leaving only those who experienced its heyday question: What
happened? This intervention had the results permanent? What we can still see traces
of this history? Elements that will be observed during this work.