Abstract:
Discute sobre perspectivas e limitações da biblioteca escolar considerando a necessidade de proposição de uma identidade de projeto, termo utilizado por Manuel Castells (2008) em seu livro O poder da identidade que visa reconstruir um determinado fenômeno atribuindo-lhe novo posicionamento na sociedade a partir da modificação de suas estruturas e perspectivas teórico-práticas. Trata-se de uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica. Conclui que a biblioteca escolar tem ampliado seu discurso, sobretudo, a partir da década de 1990 no que se refere a novas possibilidades de atuação, mas identifica que há um distanciamento entre o discurso e a prática, especialmente por motivos de existência, históricos e políticos.
This study discusses prospects and limitations of the school library considering the need to propose an identity project, term used by Manuel Castells in his book The power of identity that intends to reconstruct a given phenomenon by assigning new position in society by modifying their theoretical and practical structures and perspectives. This is an exploratory study of literature review. It concludes that the school library has expanded its speech, especially from the 1990s on with regard to new possibilities of action, but it also identifies that there is a gap between theory and practice, particularly for existence, historical and political reasons.