Do papel às TIC: o dinamismo da contação de história através do viés digital

Lanzi, Lucirene Andréa Catini

Abstract:

 
É consenso entre profissionais de informação e educadores que a leitura é essencial para o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir com a formação de cidadãos críticos. Porém, mesmo diante de todos os benefícios, o ato de ler ainda não é preferência entre grande parte das crianças e adolescentes brasileiros. Por isso, despertar o hábito da leitura tem sido um desafio para instituições de ensino, famílias e sociedade como um todo. A contação de histórias apresenta-se como um dos caminhos para encantar o público infanto-juvenil e demonstrar como os livros podem proporcionar uma atividade prazerosa e enriquecedora. O presente artigo estuda e apresenta diversas possibilidades para se planejar e realizar motivadores momentos de “contação” de histórias, denominados nesta proposta de “Hora do Conto”, utilizando criatividade e as TIC. Por meio de vários recursos, entre eles: música, multimídia, filmes e demais suportes, demonstra-se como é possível dinamizar a Hora do Conto, fazendo dela mais do que um incentivo à leitura, mas também um estímulo à busca pelo conhecimento. Enfocaremos a utilização dos tablets, no caso o iPad 2, como recurso para dinamizar a contação de histórias e atrair maior atenção das crianças e adolescentes para a literatura, utilizando seus inúmeros aplicativos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é, além de pensar e transmitir o conceito de uma nova e renovada Hora do Conto, contribuir para que ela seja eficiente na construção da informação e do saber. E, principalmente, proporcionar instrumentos e orientações para que ela fale a linguagem dos alunos, em sua maioria, nativos digitais, acostumados ao meio virtual, hipertextos e recursos tecnológicos.
 
There is a consensus among information professionals and educators that reading is essential to the teaching-learning process, and contributes to build the critical thinking. But even before all benefits, the act of reading is not much of preference among Brazilian children and adolescents. So, promoting the wakening of the habit of reading has been a challenge for educational institutions, families and the society as a whole. Storytelling is presented as one of the ways to enthrall children and youngsters and to demonstrate how books can provide a pleasurable and profitable activity. This paper studies and presents different possibilities to plan and carry out motivational moments of storytelling. This proposal is called "Story Time" using creativity and ICT. Through various resources, including music, multimedia, movies and other media, this paper demonstrates how it is possible to improve the Story Time, making it more than a reading incentive, but also a stimulus to search for knowledge. We focus on the use of tablets (iPad 2 in this case), as a resource to boost the storytelling and attract more attention by children and adolescents to literature, using its several applications. Therefore, the objective of this work is, beyond thinking and promoting the concept of a new and renewed Story Time, to contribute to its effectiveness in the construction of information and knowledge. And above all, to provide tools and guidance so that it speaks the language of the students, for the most part, digital natives, accustomed to the virtual environment, hypertext and technological resources.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos