Abstract:
Os autores salientam os enormes desafios relativos à garimpagem, conservação e cuidado de documentos que de diversas formas tratam da realidade escolar. Documento, na acepção de Le Goff, antes de mais nada é resultado de uma montagem (consciente ou não) de uma determinada sociedade, que elimina, mantém, preserva; que manipula, ainda que pelo silêncio. Dialogando com a história, a museologia e áreas afins, utilizando o suporte teórico de autores como Le Goff, Ginzburg, Pesez, Viñao, Julia, Meneses, Bruno, Chagas e Cury, discute-se a importância de uma política pública de preservação dos acervos escolares; a conservação e catalogação desses documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação no campo da educação.
The authors emphasize the great challenges related to digging, conservation and care of documents that in many different ways deal with the reality in schools. Document, according to Le Goff, first and foremost is the result of an assembly (consciously or not) of a given society, which removes, maintains, preserves and handles, even by silence. Therefore, this study dialogues with history, museology and related areas, under the theoretical support of authors such as Le Goff, Ginzburg, Pesez, Vina, Julia, Meneses, Bruno, Chagas and Cury. Topics discussed include the importance of a public policy for preservation of collections, the conservation and cataloging of these documents, and their nature and potential for research in the field of education.