dc.contributor.author |
Andrade, Lucas Veras de |
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dc.contributor.author |
Bruna, Dayane |
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dc.contributor.author |
Sales, Weslayne Nunes de |
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dc.date.accessioned |
2013-10-29T19:11:30Z |
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dc.date.available |
2013-10-29T19:11:30Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
ANDRADE, Lucas Veras de; BRUNA, Dayane; SALES, Weslayne Nunes de. Classificação: uma análise comparativa entre a Classificação Decimal Universal - CDU e a Classificação Decimal de Dewey – CDD. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 25, n.2, p.31-42, 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2088/1497>. Acesso em: 15 out. 2013. |
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dc.identifier.issn |
0102-4388 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4114 |
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dc.description.abstract |
A classificação se origina da necessidade do ser enquanto indivíduo tornar acessível o conhecimento, e para que essa acessibilidade se realize é necessário que tenhamos a informação organizada para possível recuperação da mesma. Desse modo, entendemos a classificação como um ato de ordenação, agrupamento ou distribuição em classes ou categorias na perspectiva de uma ordem e método. O trabalho objetiva construir uma análise comparativa entre a Classificação Decimal de Dewey – CDD e a Classificação Decimal Universal – CDU identificando vantagens e desvantagens de ambas de modo que possamos apresentar um detalhamento dos sistemas de classificações mencionados, estabelecendo um parâmetro geral que possibilite a compreensão adequada do uso dos mesmos para os centros informacionais. A pesquisa segundo seus objetivos se caracteriza como analítica, onde a coleta de dados bem como os procedimentos metodológicos deu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, relacionando-se com a prática profissional bibliotecária, a usabilidade dos sistemas nos centros informacionais bem como sua representatividade na recuperação da informação. Para que pudéssemos alcançar a finalidade estabelecida no estudo recorremos a leituras de Piedade (1983), Lago (2009), Souza (2010) entre outros. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The classification stems from the need of the individual while making accessible knowledge, and that this accessibility is realized we must have the information organized for possible recovery of the same. Thus, we view the classification as an act of sorting, grouping, or distribution in classes or categories from the perspective of an order and method. The work aims to build a comparative analysis between the Dewey Decimal Classification – DDC and the Universal Decimal Classification – UDC identifying advantages and disadvantages of both so that we can provide a breakdown of the classification systems mentioned, establishing a general parameter that enables a proper understanding of usage for informational centers. The second research goals can be characterized as analytical, where the data collection and methodological procedures took place from a literature search, relating to professional practice librarian, the usability of systems in the centers as well as its informational representation in information retrieval. So that we could achieve the purpose set out in the study resorted to readings of Piety (1983), Lake (2009), Souza (2010) among others. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Classificação Documentária |
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dc.subject |
CDD |
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dc.subject |
CDU |
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dc.subject |
Classification documentary |
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dc.subject |
CDD |
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dc.subject |
CDU |
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dc.title |
Classificação: uma análise comparativa entre a Classificação Decimal Universal - CDU e a Classificação Decimal de Dewey – CDD |
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dc.type |
article |
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