dc.contributor.author |
Rosalem, Bruna Monize |
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dc.contributor.author |
Barolli, Elisabeth |
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dc.date.accessioned |
2013-11-12T19:39:25Z |
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dc.date.available |
2013-11-12T19:39:25Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
ROSALEM, Bruna Monize; BAROLLI, Elisabeth. Ambientalização curricular na formação inicial de professores: O curso de pedagogia da fe-unicamp. Revbea, Rio Grande, v. 5, n 26-36, 2010. Disponível em : <http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/1686/826>. Acesso em 11 de Nov de 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
19811764 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4144 |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho investigamos como a Educação Ambiental se insere no currículo do curso de Pedagogia da Unicamp e como esse campo de conhecimento se expressa no discurso de docentes desse curso. Por meio da análise das ementas e dos programas das disciplinas obrigatórias, foi possível definir, numa primeira etapa da pesquisa, categorias que revelam uma potencial ambientalização para o currículo focalizado. Numa segunda etapa da pesquisa, selecionamos quatro disciplinas cujas ementas e programas sugeriram possibilidades mais objetivas para a abordagem de questões relacionadas à Educação Ambiental. Embora os docentes responsáveis por essas disciplinas tenham declarado em entrevista que reconhecem a EA como um conhecimento pertinente à formação inicial de professores, parecem não se identificar com sua perspectiva transformadora. Nossa hipótese é que essa contradição se justifica pelo fato da EA ser uma área de conhecimento recente, que não conseguiu ainda constituir uma identidade epistemológica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientalização |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Ambientalização curricular na formação inicial de professores: O curso de pedagogia da fe-unicamp |
pt_BR |
dc.type |
article |
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