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dc.contributor.author Oliveira, Maiquiel Schmidt de
dc.contributor.author Azambuja, Ana Maria Volkmer de
dc.contributor.author Lima, Milton Luiz Paiva de
dc.date.accessioned 2013-11-13T19:53:03Z
dc.date.available 2013-11-13T19:53:03Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maiquiel Schmidt de; AZAMBUJA, Ana Maria Volkmer; LIMA, Milton Luiz Paiva de. Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres. Vetor, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 32-43, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/vetor/article/view/3689/2186>. Acesso em: NOV 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 0102-7352
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/xmlui/handle/1/4158
dc.description.abstract A produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Com a aplicação desse modelo e, após a imposição de restrições aos pesos das variáveis, os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus. pt_BR
dc.description.abstract The production of a country depends on a logistic efficiency and a good relationship with other nations. It is required an adequate logistics to transport the product for the economic growth that is designed to Brazil. For this, it increases the competitiveness and productivity with the foreign countries. Whereas currently around 70% of transported shipment using containers. It is interest to examine the efficiency of operations in container terminals as to make them more globally competitive. Due to, it applied the technique of Data Envelopment Analysis (DEA). It used the product-oriented BCC model to construct an efficiency score from the relevant inputs and outputs in the process of moving shipment that it is focused on the issue of accessibility to container terminals. According to this rate, it was analyzed the efficiency in container terminals in 2011.With the application of this model and, after the imposition of restrictions on the weights of the variables, terminals Tecon Santos (SP) and Multi River (RJ) showed efficiency in their operations.The efficiency of Tecon Santos (SP) can be attributed to the fact that terminal is the largest movement in the country. In 2011, this terminal has a perform 80 mph (movements per hour) setting a new standard for productivity in South America which places a level similar to top European terminals. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Análise envoltória de dados pt_BR
dc.subject Eficiência pt_BR
dc.subject Terminais de contêineres brasileiros pt_BR
dc.subject Data envelopment analysis pt_BR
dc.subject Efficiency pt_BR
dc.subject Brazilian container terminals pt_BR
dc.title Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres. pt_BR
dc.type article pt_BR


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