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dc.contributor.author Rocha, Tania
dc.contributor.author Reis, Maria Teresa
dc.contributor.author Santos, João Alfredo
dc.contributor.author Neves, Diogo
dc.contributor.author Portela, Luís
dc.contributor.author Pinto, Francisco Taveira
dc.contributor.author Fortes, Conceição
dc.date.accessioned 2013-11-20T16:43:05Z
dc.date.available 2013-11-20T16:43:05Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation ROCHA, Tania et al. Avaliação comparativa do risco de galgamentos na Praia da Vitória, Terceira, Açores. Vetor, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 104-120, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/vetor/article/view/3696/2191>. Acesso em: 19 nov. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 0102-4388
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4178
dc.description.abstract Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC. Em particular, avalia-se a influência da variação do nível de maré na caracterização da agitação marítima e as consequentes implicações na determinação do risco de galgamentos. Esta metodologia é constituída por três etapas: a caracterização da agitação marítima, a determinação dos galgamentos sobre as estruturas e a avaliação do risco de galgamentos. A caracterização da agitação é feita com recurso a modelos numéricos de propagação de ondas. Utilizando os resultados do modelo de previsão de larga escala WAVEWATCH III como dados de entrada para os modelos regionais de propagação de ondas, modelos SWAN e DREAMS, é caracterizada a agitação marítima na zona do porto da Praia da Vitória, para o período de 2009 a 2010, tendo em conta a variação do nível de maré nesse período. Mais concretamente, define-se o regime de agitação incidente para duas estruturas selecionadas no âmbito deste estudo: o quebramar sul do porto e a defesa frontal da baía. O cálculo dos galgamentos é efetuado com o modelo neuronal NN_OVERTOPPING2 que, através da introdução dos parâmetros característicos da agitação incidente (altura significativa da onda, período e direção de agitação) e das características geométricas de cada estrutura, permite obter o caudal médio galgado por metro linear de estrutura. A avaliação do risco baseia-se no produto do grau de probabilidade de ocorrência de galgamentos superiores a um dado limiar pré-estabelecido pelo grau de consequências que advém desse limiar ser ultrapassado. Após a definição dos limiares associados a cada estrutura, determina-se a frequência de ocorrência de valores de caudais médios galgados superiores a esses limites e define-se o tipo de consequências que a excedência desses valores de caudal médio crítico acarreta. Com estes valores, associam-se graus de probabilidade de ocorrência de galgamentos e de consequências, cujo produto permite obter o grau de risco associado a cada estrutura. Os resultados assim obtidos nas estruturas selecionadas, quer em termos de alturas de onda significativas, de caudal médio galgado ou de grau de risco associado aos galgamentos, são comparados com os obtidos na situação em que o nível de maré foi considerado constante e igual a +1.4 m (Z.H.). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Galgamentos pt_BR
dc.subject Avaliação de risco pt_BR
dc.subject Modelo SWAN pt_BR
dc.subject Modelo DREAMS pt_BR
dc.subject Modelo NN_OVERTOPPING2 pt_BR
dc.subject Nível de maré pt_BR
dc.subject Porto da Praia da Vitória pt_BR
dc.title Avaliação comparativa do risco de galgamentos na Praia da Vitória, Terceira, Açores pt_BR
dc.type article pt_BR


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