Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos Biblioteconomia na região sul do Brasil. Fizeram parte da análise do estudo as instituições de ensino público, federais e estaduais, que foram: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Universidade Estadual de Londrina – UEL. O estudo foi desenvolvido a partir da busca por termos relacionados ao empreendedorismo nas ementas dos conteúdos curriculares nos cursos pesquisados. Foram encontradas cinco disciplinas, de três instituições diferentes. O resultado da pesquisa mostra uma preocupação dos referidos cursos na modernização de seus currículos e da preocupação de uma melhor formação de seus egressos para o mercado de trabalho.
This purpose study analyzes the formation in entrepreneurial curriculum of Librarianship in southern Brazil. They were part of this analysis public education institutions, federal an state governments, which are: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC and Universidade Federal de Londrina – UEL. The study was developed from the search about termns relatived to entrepreneurship inthe curriculums of courses reaserched. Five disciplines ware selected from three different institutions. The search resulted in concern for these courses to modernize their curriculum and the worry for better education of its graduates to the labor market.