Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Vânia Marli Schubert
dc.contributor.author Lino, Mônica Motta
dc.contributor.author Prado, Marta Lenise do
dc.contributor.author Reibnitz, Kenia Schimidt
dc.contributor.author Canaver, Bruna Pedroso
dc.date.accessioned 2013-11-25T19:05:27Z
dc.date.available 2013-11-25T19:05:27Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation BACKES, Vânia Marli Schubert et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 858-865, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a11v61n6.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 0034-7167
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4245
dc.description.abstract Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança. pt_BR
dc.description.abstract This is an evaluative study, with qualitative analysis, which has as an objective in evaluate the impact of the specialization in Assistant Projects of Nursing – ESPENSUL created in the working process of specialist nurses, in what relates to the competence of acting as an educator of health together as a team, clients and families in carrying out their functions. This course was develop in five Federal Institutions: UFSC, UFPR, UFSM, UFPL e FURG. An example of a propose selection shows that 10% of the total specialist, understand 32 people. The reference in health education as a process of dialogue, inclusive and problematical, stimulant the nurses of the changes in the educational process of their daily practice and, henceforth not only intentionally of the course and its professors, but, the compromise of all in this process of change. pt_BR
dc.description.abstract El presente estudio trata de una investigación realizada a partir del análisis cualitativo, la cual tuvo como objetivo evaluar el impacto generado por el Curso de Especialización en Proyectos Asistenciales en Enfermería – ESPENSUL, en el proceso de trabajo de los enfermeros egresados, en lo que se refiere a su capacidad para desempeñarse en el desarrollo de sus funciones como educadores en salud junto al equipo de trabajo y familiares. El Curso fue realizado en cinco Instituciones Federales: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel y FURG. La muestra estratificada de propósito, consideró el 10 por ciento del total de los egresados, siendo formada por 32 sujetos. El referencial de la educación en salud como proceso dialógico, inclusivo y problemático, produjo cambios en los enfermeros en el proceso educacional de su práctica diaria, incluyendo no sólo la intencionalidad del Curso y de sus profesores, sino también, el compromiso de todos los participantes en ese proceso de cambio. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Educação contínua/permanente pt_BR
dc.subject Estudos de avaliação pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Permanent education pt_BR
dc.subject Evaluation studies pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Educación permanente pt_BR
dc.subject Estudios de evaluación pt_BR
dc.subject Educación a distancia pt_BR
dc.subject Educación en salud pt_BR
dc.title Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde pt_BR
dc.title.alternative Competences of nurses acting as educators of health pt_BR
dc.title.alternative Capacidad de los enfermeros en su desempeño como educadores en salud pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record