Abstract:
Este estudo investigou como fisioterapeutas, que atuam em Cursos de Fisioterapia do RS, se aproximam e articulam sua prática docente com a saúde pública/promoção da saúde. A coleta dos dados foi realizada de abril a outubro de 2008 através de um instrumento estruturado enviado a cada participante. Fizeram parte da amostra 126 docentes de 23 instituições, sendo 75,4% do sexo feminino, média de idade de 37,5 anos e tempo médio de docência de 7,5 anos. Esses sujeitos tiveram uma formação técnica, com pouca aproximação com a saúde pública/promoção da saúde. Sua atividade profissional anterior à docência esteve voltada à cura/reabilitação, principalmente em ambulatórios privados (8,76 ± 2,69). No exercício da docência, 31% supervisionam estágios em unidades públicas de atenção básica, 17,5% ministram disciplinas com aproximação à saúde pública/promoção da saúde e 33,75% estão em projetos de pesquisa nessa área. Entre as demais atividades na instituição, destacam-se as clínico-assistenciais (6,70 ± 4,02), promoção da saúde (6,52 ± 3,62) e prevenção de doenças
(6,15 ± 3,72). Os resultados mostram que, apesar dos avanços observados nas práticas docentes com o tema proposto, há um longo caminho a ser percorrido para que sejam formados fisioterapeutas com o perfil proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aptos a ocuparem os espaços abertos pela reorganização do SUS, especialmente na atenção básica.
This study investigated how physical therapists that perform in physical therapy courses from RS articulate their teaching methods to public health and/or health promotion. Data collecting was made between April and October 2008 by a structured instrument sent to each teacher. Sample was composed by 126 professors from 23 institutions, from those being 75.4% females with average age 37.5 years old and teaching experience of 7.5 years. These subjects have
had technical formation with little proximity to public health and/or health promotion. Their previous professional activity to teaching was directed to cure and/or rehabilitation mainly in private ambulatories (8.76 ± 2.69). While practicing teaching, 31% supervise trainees in primary care, 17,5% minister disciplines with public health and/or health promotion approximation and 33,75% are involved in research projects within this area. Among the other activities in the institution, it is possible to highlight the clinical-care ones (6.70 ± 4.02), health promotion (6.52 ±
3.62) and disease prevention (6.15 ± 3.72). Results have shown that despite the advancements in the teaching practice with the proposed theme there is a long way to train physical therapists within the proposed profile on the National Curriculum Guidelines who are able to occupy positions that have been opened by SUS, especially in primary care.