dc.contributor.author |
Lunardi, Guilherme Lerch |
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dc.contributor.author |
Dolci, Décio Bittencourt |
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dc.contributor.author |
Wendland, Jonatas |
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dc.date.accessioned |
2014-01-23T16:25:39Z |
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dc.date.available |
2014-01-23T16:25:39Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
LUNARDI, Guilherme Lerch; DOLCI, Décio Bittencourt; WENDLAND, Jonatas. Internet movel nas organizacoes fatores de adocao e impactos sobre o desempenho. RAC - Revista de Administracao Contemporanea, v. 17, n. 6, p. 679-104, Nov-Dec, 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1429.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1415-6555 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4319 |
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dc.description.abstract |
Recentemente, destaca-se a integração da Internet e da telefonia móvel, culminando no surgimento de outra tecnologia, chamada Internet Móvel (IM). Embora venha despertando interesse entre executivos e acadêmicos, conhece-se pouco sobre a adoção dessa tecnologia nas organizações. Assim, objetivou-se neste estudo identificar os principais motivos que têm levado as organizações a adotar a IM, além de apurar os efeitos percebidos do uso dessa tecnologia no desempenho organizacional. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, realizada com 96 empresas localizadas no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizou-se como base o modelo de adoção de TI proposto por Lunardi, Dolci e Maçada (2010). Os resultados obtidos sugerem que a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas, sendo a utilidade percebida o principal motivador. No que se refere aos efeitos percebidos do uso da IM no desempenho organizacional, o estudo indica que a Internet Móvel aumenta principalmente a produtividade da empresa, sendo seguido pela obtenção de novos clientes, pelo aumento das receitas e, por fim, pela redução dos custos operacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Recently, the integration of Internet and mobile technologies has been a worldwide phenomenon, culminating in the emergence of another technology called Mobile Internet (MI). Although this has received interest from executives and academics, there is little known about the adoption of this technology in organizations. Thus, we aimed to identify the main reasons that organizations adopt MI and analyze the perceived effects of MI use on organizational performance. The study was characterized as an exploratory quantitative research conducted with 96 firms from Rio Grande do Sul state in Brazil. We used the IT adoption model proposed by Lunardi, Dolci and Maçada (2010) as the main foundation. Results suggest MI adoption is influenced by three distinct factors: perceived usefulness, organizational readiness and competitive pressures, whereby perceived usefulness is the primary motivator. Regarding the perceived effects of MI use on organizational performance, we found that MI primarily increases productivity, but also attracts new customers, increases sales and reduces operating costs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Internet Móvel |
pt_BR |
dc.subject |
Adoção |
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dc.subject |
Impacto de TI |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho Organizacional |
pt_BR |
dc.title |
Internet movel nas organizacoes fatores de adocao e impactos sobre o desempenho |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Organizations’ Use of Mobile Internet: Adoption Factors and Impacts on Performance |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |