dc.contributor.author |
Costa, Valdecir Zavarese da |
|
dc.contributor.author |
Vaz, Marta Regina Cezar |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Leticia Silveira |
|
dc.contributor.author |
Soares, Jorgana Fernanda de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2014-01-24T17:15:46Z |
|
dc.date.available |
2014-01-24T17:15:46Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Valdecir Zavarese da et al. Educacao permanente no programa saude da familia: um estudo qualitativo. Investigacion y Educacion en Enfermeria, v. 28, n. 3, p. 336-344, Dec, 2010. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/view/7588/7023>. Acesso em: 27 dez. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0120-5307 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4322 |
|
dc.description.abstract |
Objetivo. Analisar a educação contínua no espectro do processo de trabalho do Programa Saúde da Família no Brasil, através de seus realizadores, o lugar de realização, o modo de desenvolvimento e a finalidade. Metodologia. Estudo qualitativo no que se realizou entrevista semi-estruturada a 65 enfermeiros. Resultados. As atividades de educação são concebidas pelos enfermeiros entrevistados, como uma ação que tem como fim a qualificação do processo de trabalho: seja ajudando ao enfermeiro para seu atuar, ou colaborando a constituir uma força propulsora das ações
em saúde em diversos níveis de atuação. Conclusão. Com a educação permanente se qualifica não só ao enfermeiro senão também em seu ambiente de trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo. Analizar la educación continua en el espectro del proceso de trabajo de la Programa Salud de la Familia en Brasil, a través de sus realizadores, el lugar de realización, el modo de desarrollo y la finalidad. Metodología. Estudio cualitativo en el que se realizó entrevista semiestructurada a 65 enfermeros. Resultados. Las actividades de educación son concebidas por los enfermeros entrevistados, como una acción que tiene como fin la cualificación del proceso de trabajo: sea ayudando al enfermero para su actuar, o colaborando a constituir una fuerza propulsora de las
acciones en salud en diversos niveles de actuación. Conclusión. Con la educación permanente se cualifica no solo al enfermero sino también a su ambiente de trabajo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objective. To analyze the continuous education in the work process spectrum of the Family’s Health Program in Brazil, through its performers, performing place, way of development and goal. Methodology. Qualitative study in which a semi structured interview was performed to 65 nurses. Results. Educational activities are conceived by the interviewed nurses as an action which goal is the work process qualification: either helping the nurse in his job or helping in the building of a propulsive health actions strength in several stages of action. Conclusion. With continuous education both the nurse and their work environment are qualified. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
educação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
trabalhadores |
pt_BR |
dc.subject |
programa saúde da família |
pt_BR |
dc.title |
Educação permanente no programa saude da familia: um estudo qualitativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación permanente en el Programa de Salud de la Familia: un estudio cualitativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Continuous education in the Family Health Program: a qualitative study |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |