Show simple item record

dc.contributor.author Dorneles, Aline Machado
dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.date.accessioned 2014-08-20T20:54:09Z
dc.date.available 2014-08-20T20:54:09Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-2699
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4463
dc.description.abstract Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Rodas de formação pt_BR
dc.subject Escrita narrativa pt_BR
dc.subject Sala de aula de química pt_BR
dc.title Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record