dc.contributor.author |
Dorneles, Aline Machado |
|
dc.contributor.author |
Galiazzi, Maria do Carmo |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-20T20:54:09Z |
|
dc.date.available |
2014-08-20T20:54:09Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2175-2699 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4463 |
|
dc.description.abstract |
Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita
narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Rodas de formação |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita narrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula de química |
pt_BR |
dc.title |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |