Show simple item record

dc.contributor.author Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
dc.contributor.author Freitas, André Luis Castro de
dc.date.accessioned 2015-02-26T22:41:58Z
dc.date.available 2015-02-26T22:41:58Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro de. A educação profissional técnica de nível médio: a identidade profissional dos professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 8., 2014, São Cristovão. Anais... São Cristovão: UFS, 2014. Disponível em: <http://www.educonse.com.br/viiicoloquio/default.asp#>. Acesso em: 23 fev. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1982-3657
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4754
dc.description.abstract O texto possui por objetivo promover a investigação da necessidade de ressignificação da identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Forma Integrada, possibilitada pelo Decreto Nº 5154/04, bem como as possibilidades e potencialidades da construção de um organismo coletivo na perspectiva gramsciana que possibilite tal ressignificação, no sentido de que os professores venham a constituírem-se como intelectuais orgânicos vinculados a classe que vive do trabalho. A estratégia investigativa aconteceu em dois momentos: o primeiro com a realização de entrevistas semiestruturadas com um membro da diretoria de ensino, os supervisores pedagógicos, os coordenadores dos cursos técnicos integrados e, ainda, com os coordenadores das três subáreas que compõem a área da formação geral e o segundo teve como foco de análise os professores de dois cursos da mesma instituição. pt_BR
dc.description.abstract The text intends to investigate the need for redefinition of the professional identity of teachers of the Professional Technical Education Middle Level - Form Integrated, made possible by Decree No. 5154/04 as well as the possibilities and potential of building a collective organism in Gramscian perspective that enables such redefinition, in the sense that teachers may be constituted as organic intellectuals linked to class work lives. The research strategy happened two stages: the first with conducting semi-structured interviews with a member of the board of education, educational supervisors and coordinators of integrated technical courses and also with the coordinators of the three sub-areas that comprise the area of &8203;&8203;training general and the second focused on the analysis of teacher’s two courses at the same institution. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFS pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Materialismo histórico dialético pt_BR
dc.subject Professional education pt_BR
dc.subject Teacher identity pt_BR
dc.subject Dialectical historical materialism pt_BR
dc.title A educação profissional técnica de nível médio: a identidade profissional dos professores pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record