dc.contributor.author |
Freitas, André Luis Castro de |
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dc.contributor.author |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo |
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dc.date.accessioned |
2015-03-03T16:55:15Z |
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dc.date.available |
2015-03-03T16:55:15Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
FREITAS, André Luiz Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. Do diálogo socrático ao diálogo crítico: reflexão e ação como atitude de conscientização. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 8., 2013, Recife. Anais... Recife: Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, 2013. Disponível em: <http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/download/97/69>. Acesso em: 23 fev. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4761 |
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dc.description.abstract |
Constata-se, na educação, a dificuldade de engendrar novas formas de relações, de modo especial no que tange ao desenvolvimento de atividades teóricas e práticas no espaço tempo da sala de aula. Apoiando à afirmativa compreende-se como indício às modificações, que se estabelecem em curso, nas relações professor-estudante, observando o quadro da sala de aula, quando se parte da ideia de que a informação torna-se, acentuadamente, disponível a um número cada vez maior de pessoas. Compreende-se que esse indício suscita para radicais transformações na construção do diálogo no mundo da educação. A obra freiriana aponta para a problematização dessa proposição, na tentativa de encontrar limites e definições que permitam alternativas de tornar os espaços do ensinar e do aprender para além de uma proposta conteudista. Nesse sentido, a educação problematizadora é a humanização em processo, conquistada pela práxis, a qual implica a reflexão e a ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo, respondendo a essência do ser, da consciência e de sua intencionalidade. O texto possui por objetivo (re) descobrir categorias freirianas analisando práticas educativas que exercitam o movimento entre reflexão e ação como atitude de conscientização, quando parte-se do conceito de situação gnosiológica, onde a premissa é um professor aberto ao aprendizado e à realidade de seus estudantes. Considerando esses pressupostos pretende-se problematizar o diálogo freiriano para além de considerá-lo como motivador da aprendizagem, mas como processo de tomada de consciência articulado a educação, inserido como proposta de ação sobre a realidade constituída. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Diálogo |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização |
pt_BR |
dc.subject |
Relações dialógicas |
pt_BR |
dc.title |
Do diálogo socrático ao diálogo crítico: reflexão e ação como atitude de conscientização |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
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