Show simple item record

dc.contributor.author Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
dc.contributor.author Freitas, André Luis Castro de
dc.date.accessioned 2015-03-03T17:13:00Z
dc.date.available 2015-03-03T17:13:00Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luiz Castro de. A crise socioambiental: uma crise civilizatória. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 31, n. 1, p. 24-40, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/4372/2863>. Acesso em: 23 fev. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4763
dc.description.abstract Compreende-se que a educação ambiental desempenha papel bem mais importante e complexo do que o habitualmente difundido não se limitando ao compromisso com as modificações ambientais, estando comprometida com as questões sociais. Percebe-se que os pressupostos da Educação Ambiental Transformadora provem força e visibilidade à necessidade de investir em estratégias visando à superação do modelo civilizatório. Essa se encontra diretamente vinculada às concepções marxianas, tendo presente que a necessidade de transformações se fazem urgentes, para além de mudanças de caráter cultural e comportamental. O presente trabalho, tendo como referencial o pensamento de Marx e Engels, o qual encharcado pelo método dialético constituiu um modo de pensar e fazer a educação ambiental transformadora constituí um estudo descritivo crítico. Tem-se por objetivo problematizar as complexas conexões que se estabelecem entre crise ambiental, modelo civilizatório capitalista e educação ambiental. pt_BR
dc.description.abstract It is understood that the environmental education plays much more important and complex roles than commonly widespread, not only limited to the commitment to environmental changes, but also being committed to social issues. It is noticed that the assumptions of Transformative Environmental Education provide strength and visibility to the need to invest in strategies aiming to overcome the civilizing model. This is directly linked to Marxist conceptions, keeping in mind that the need to transformation is urgent, beyond cultural and behavioral changes. This paper, having as reference the thought of Marx and Engels, soaked by the dialectical method constituted a way of thinking and making transformative environmental education, in other words, a critical descriptive study. Its objective is to problematize the complex connections that are established among environmental crisis, capitalist civilizing model and environmental education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Crise Ambiental pt_BR
dc.subject Capitalismo pt_BR
dc.subject Educação Ambiental Transformadora pt_BR
dc.subject Environmental Crisis pt_BR
dc.subject Capitalism pt_BR
dc.subject Transformative Environmental Education pt_BR
dc.title A crise socioambiental: uma crise civilizatória pt_BR
dc.title.alternative The social-environmental crisis: a civilizing crisis pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record