dc.contributor.author |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo |
|
dc.contributor.author |
Freitas, André Luis Castro de |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-03T17:13:00Z |
|
dc.date.available |
2015-03-03T17:13:00Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luiz Castro de. A crise socioambiental: uma crise civilizatória. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 31, n. 1, p. 24-40, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/4372/2863>. Acesso em: 23 fev. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1517-1256 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4763 |
|
dc.description.abstract |
Compreende-se que a educação ambiental desempenha papel bem mais importante e complexo do que o habitualmente difundido não se limitando ao compromisso com as modificações ambientais, estando comprometida com as questões sociais. Percebe-se que os pressupostos da Educação Ambiental Transformadora provem força e visibilidade à necessidade de investir em estratégias visando à superação do modelo civilizatório. Essa se encontra diretamente vinculada às concepções marxianas, tendo presente que a necessidade de transformações se fazem urgentes, para além de mudanças de caráter cultural e comportamental. O presente trabalho, tendo como referencial o pensamento de Marx e Engels, o qual encharcado pelo método dialético constituiu um modo de pensar e fazer a educação ambiental transformadora constituí um estudo descritivo crítico. Tem-se por objetivo problematizar as complexas conexões que se estabelecem entre crise ambiental, modelo civilizatório capitalista e educação ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
It is understood that the environmental education plays much more important and complex roles than commonly widespread, not only limited to the commitment to environmental changes, but also being committed to social issues. It is noticed that the assumptions of Transformative Environmental Education provide strength and visibility to the need to invest in strategies aiming to overcome the civilizing model. This is directly linked to Marxist conceptions, keeping in mind that the need to transformation is urgent, beyond cultural and behavioral changes. This paper, having as reference the thought of Marx and Engels, soaked by the dialectical method constituted a way of thinking and making transformative environmental education, in other words, a critical descriptive study. Its objective is to problematize the complex connections that are established among environmental crisis, capitalist civilizing model and environmental education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Crise Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental Transformadora |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Crisis |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalism |
pt_BR |
dc.subject |
Transformative Environmental Education |
pt_BR |
dc.title |
A crise socioambiental: uma crise civilizatória |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The social-environmental crisis: a civilizing crisis |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |