Show simple item record

dc.contributor.author Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
dc.contributor.author Freitas, André Luis Castro de
dc.date.accessioned 2015-03-03T20:02:12Z
dc.date.available 2015-03-03T20:02:12Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luiz Castro de. Sobre a identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Forma Integrada. In: ANPED SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/155-0.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2015. pt_BR
dc.identifier.isbn 978-85-8302-040-00
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4764
dc.description.abstract O presente texto possui por objetivo promover a discussão sobre a investigação da necessidade de ressignificação da identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio  ‐  Forma Integrada, possibilitada pelo Decreto Nº 5154/04, bem como as possibilidades e potencialidades da construção de um organismo coletivo na perspectiva gramsciana que possibilite tal ressignificação, no sentido de que os professores venham a constituírem‐se como intelectuais orgânicos vinculados a classe que vive do trabalho. Dessa forma, se acredita na constituição de um organismo coletivo no chão da escola sustentado por princípios éticos, determinados no interior da coletividade e assumidos pelos seus componentes singulares. A estratégia investigativa aconteceu em dois momentos. O primeiro momento com a realização de entrevistas semiestruturadas com um membro da diretoria de ensino, os supervisores pedagógicos, os coordenadores dos cursos técnicos integrados e, ainda, com os coordenadores das três subáreas que compõem a área da formação geral. O segundo momento teve como foco de análise os professores de dois cursos da mesma instituição.   pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UDESC pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Materialismo histórico dialético pt_BR
dc.title Sobre a identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Forma Integrada pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record