dc.contributor.author |
Oliveira, Leander de |
|
dc.contributor.author |
Espíndola, Danúbia Bueno |
|
dc.contributor.author |
Barwaldt, Regina |
|
dc.contributor.author |
Amaral, Marilia Abrahão |
|
dc.contributor.author |
Botelho, Silvia Silva da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-10T15:48:42Z |
|
dc.date.available |
2015-03-10T15:48:42Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1679-1916 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4775 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims to search for methods that facilitate and disseminate the use of immersive environments through the convergence of three concepts: three-dimensional virtual worlds, immersion and representation of the student through a digital avatar. The survey about the tools used for content authoring in immersive learning environments have led to the recognition of the steps for creating these environments and culminated in the proposal of a methodological framework with a general nature for authorship. The proposal was applied to an experimental development to recognize its possibilities and scope. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes imersivos de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Arcabouço metodológico |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria |
pt_BR |
dc.subject |
Immersive learning environments |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological framework |
pt_BR |
dc.subject |
Authorship |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |