-
-
Goulart, Fábio Ortiz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
O filme é uma comédia que conta a história de Tanner, um adolescente homossexual não assumido e nada popular no colegial. Ao ganhar um telefone novo, seu amigo Brent, que também é homossexual não assumido, decide que Tanner ...
-
-
Elesbão, Eliane da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
A construção de um boneco de meia e jornal motiva alunos do 1º ano de uma escola da rede
pública municipal a discutir sobre questões de gênero, sexualidade e raça.
-
-
Amaral, Caroline Amaral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Discutir sobre sexualidade dentro do ambiente escolar para muitos/as professores/as é
um grande desafio. Lidar com uma turma de crianças e adolescentes pode trazer alguns
assuntos para dentro da sala de aula, podendo ...
-
-
Ortiz, José Oxlei de Souza
(2019)
O objetivo central desta pesquisa é investigar e compreender as possibilidades da gamificação articulada ao uso da taxonomia de Bloom revisada e digital na formação inicial de professores de Química. A dissertação encontra-se ...
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2005)
O autor busca caracterizar a trajetória de Gaston Bachelard no universo poético de seu tempo e as implicações desse procedimento filosófico na criação de um filosofar onírico.
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães; Oliveira, Caroline Terra de
(2008)
O interesse deste artigo é problematizar o diálogo entre dois epistemólogos, Gaston Bachelard e Edgar Morin, enfatizando a crítica construída em relação ao pensamento científico clássico, principalmente, sobre a concepção ...
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2005)
O autor busca caracterizar a trajetória de Gaston Bachelard no universo científico de seu tempo e as suas indagações filosóficas sobre as perspectivas pedagógicas dela decorrentes.
-
-
Mikos, Camila Macedo Ferreira; Sierra, Jamil Cabral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os
enquadramentos que ora possibilitaram que a educação sexual aparecesse e/ou
desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora ...
-
-
Santos, Guilherme Gomes dos; Silva, Ricardo Desidério da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, seja excluindo e/ou
depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário, empresas se apropriam disso,
produzindo e reproduzindo valores por canais ...
-
-
Bandeira, Alexandre Eslabão
(EDGRAF, 2011)
O presente trabalho é a tentativa de compreender alguns processos que geram tensões
e conflitos dentro do modelo de desenhar a cidade e de viver nela. Para tanto, o que
devemos perceber são os arranjos, as formas e os ...
-
-
Gomes, Roger Walteman
(2013)
A geopolítica portuária do século XXI no Município do Rio Grande/RS é uma proposta de Educação Ambiental Crítica/Emancipatória que tem como tema central de pesquisa a inserção do Município do Rio Grande/RS na geopolítica ...
-
-
Gomes, Róger Walteman
(2024-01-25)
A geopolítica portuária do século XXI no Município do Rio Grande/RS é uma proposta de Educação Ambiental Crítica/Emancipatória que tem como tema central de pesquisa a inserção do Município do Rio Grande/RS na geopolítica ...
-
-
Lopes, Yéssica
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
A publicação “Sexualidade: papo de criança na escola? Sim!!!” foi uma das vencedoras no
Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual 2013.
-
-
Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos; Santos, Karolina Maria Bezerra; Silva, Marlene Maria da
(EDGRAF, 2011)
O trabalho trata da gestão ambiental nas escolas a partir de experiências de educação
ambiental. Analisar em que medida a implantação de um sistema simplificado de
gestão ou um projeto de educação ambiental pode contribuir ...
-
-
Rocha, Cacilda Michele Cardoso; Moura Junior, Alfredo Matos; Magalhães, Karine Matos
(2012)
O objetivo do estudo foi verificar a percepção ambiental de universitários de uma universidade federal destacando aspectos relativos à gestão integrada de resíduos sólidos, práticas pró-ambiental e principais problemas ...
-
-
Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Muitas mulheres foram (e ainda são) excluídas da produção do conhecimento. Mesmo com as
mudanças ocorridas quanto ao acesso à educação e ao Ensino Superior por parte das
mulheres, a representação de quem faz e pode fazer ...
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
O Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE Extensão, dá continuidade às
atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola –
GESE. O mesmo foi financiado pelo Ministério da Educação, ...
-
-
Avila, Milena Aires de; Feitosa, Raphael Alves; Santos, Felipe Ramon
(2020)
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista,
buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de
uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada ...
-
-
Esteves, Andréia Schlick; Prestes, Liliane Madruga
(2020)
O artigo apresenta os dados parciais da pesquisa, a qual teve como objetivo o
mapeamento do estado da arte da abordagem de questões relacionadas a gênero e
sexualidade no espaço educativo da Educação Profissional, Técnica ...
-
-
Bonilha, Luana Barbarelli; Lima, Luciana Pereira de
(2020)
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento e análise de políticas públicas federais brasileiras que abordam questões de gênero na Educação Infantil. O levantamento de dados ocorreu no site do Ministério da ...