-
-
Negalho, Renata Borges
(2011)
Esta dissertação fundamenta-se na análise textual e bibliográfica de autores que abordam temas pungentes à realização desta construção literária, como, por exemplo, a Educação Ambiental, como base deste século XXI em que ...
-
-
Negalho, Renata Borges
(2011)
Esta dissertação fundamenta-se na análise textual e bibliográfica de autores que abordam temas pungentes à realização desta construção literária, como, por exemplo, a Educação Ambiental, como base deste século XXI em que ...
-
-
Cieslak, Renata; Seffner, Fernando
(2021)
O artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são ...
-
-
Daltoé, Thaís
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Fortunato, Rafael Angelo; Castro, Elza Maria Neffa Vieira de
(EDGRAF, 2010)
O presente artigo apresenta elementos de práticas de educação ambiental não formal, desenvolvidas em atividades turísticas em favelas cariocas, como indicadores de contribuição para a minimização de conflitos socioambientais. ...
-
-
Figurelli, Ana Hartmann
(2009)
A presente pesquisa propõe um estudo acerca do Turismo como opção viável de conscientização em relação aos problemas socioambientais da atualidade, na busca pela
superação dos mesmos. O objetivo principal é investigar o ...
-
-
Sampaio, Carlos Alberto Cioce
(EDGRAF, 2003)
A temática do Turismo tem sido estudada sobretudo sob a ótica das Ciências
Sociais Aplicadas. Utilizando-se também de referências bibliográficas das
Ciências Humanas, este ensaio tem como objetivo sugerir proposições ...
-
-
Lira, Edna Karina da Silva; Lopes, Ana Julia
(2021)
-
-
Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano; Pereira, Maria Efigenia Ribeiro; Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Martins, Deise da Silva; Coracini, Lucas Fontão Abdalla
(2023-02-01)
Este é um relato de experiência referente às oficinas sobre gênero, sexualidade e corpo
ministradas na “Unicamp de Portas Abertas” (UPA-2022), evento em que estudantes
do Ensino Médio, seus familiares e profissionais da ...
-
-
Ribeiro, Cristiane Jaques; Moraes, Camila de Freitas; Kruger, Nino Rafael Medeiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O objetivo deste artigo é problematizar o lugar da população LGBT e, especialmente, da
LGBTfobia enquanto manifestação de poder que violenta e subjuga corpos, evidenciando a
negação do direito destes tanto na cidade, ...
-
-
Encarnação, Fátima Luvielmo; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Novo, Magda Suzana
(2007)
Este texto trata de uma nova dimensão adotada pela Metodologia Científica, segundo a qual a mesma é capaz de sustentar o tripé Ensino, Pesquisa, Extensão, uma vez que oferece pressupostos metodológicos, qualifica e ...
-
-
Silva, Ivone Maria Mendes; Lapinski, Tatiane Fátima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos
em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário
tem repercutido na (re)construção de suas ...
-
-
Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
(2021-04-04)
A presente dissertação de mestrado intitulada " UNPACKING - Um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube", foi desenvolvida na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Côrtes, João Luís Rocha Paixão
(2005)
Esta oficina tem como objetivo apresentar algumas técnicas para um bom desenvolvimento da conversação em sala de aula. Cremos que o componente lúdico deve ser considerado como um facilitador da conversação. Mais do que ...
-
-
Ieck, Stela Maris Furtado
(2011)
Este projeto tematiza os fatores socioambientais que induzem os adolescentes ao uso do crack. A problemática abordada na pesquisa está relacionada às consequências do uso do crack na adolescência. Ao ministrar aulas em uma ...
-
-
Daltoé, Thaís
(2020)
Esta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada no Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A questão de pesquisa é como os ...
-
-
Devincenzi, Sam da Silva
(2019)
A Aprendizagem Ativa surge como uma área onde o aluno é incentivado a fazer mais em seu processo de aprendizagem que somente ouvir. Dentre as estratégias de Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é ...
-
-
Machado, Virginia Maria; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
(2006)
O texto apresenta uma reflexão sobre a dinâmica desenvolvida na organização de uma disciplina de formação de professores – a Didática, na universidade, através do portal do projeto ModelCiências: um portal para cursos à ...
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Em algum momento, você já deve ter ouvido, ou até mesmo mencionado, a clássica frase de
que: Sexualidade é assunto para se discutir em casa! Também já deve ter se perguntado de
que forma e com que respaldo discutir sobre ...
-
-
Figurelli, Ana Hartmann
(2007)
Acredita-se na existência de uma relação entre a atividade turística e a Educação
Ambiental, porém a mesma é ainda bastante contestada e tem seu caminho muito pouco
explorado. Diante disso, o presente trabalho tem como ...