-
-
Costa, César Augusto Soares da
(2015)
O objetivo desta pesquisa doutoral foi investigar a interdisciplinaridade na produção acadêmica em Educação Ambiental (EA), a partir de uma perspectiva ontometodológica alicerçada no materialismo histórico-dialético. A ...
-
-
Santos, Silvana Sidney Costa; Lunardi, Valéria Lerch; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Calloni, Humberto
(2007)
Nesse artigo teórico objetivou-se refletir acerca da interdisciplinaridade, abordando-se, inicialmente, os conceitos dos temas disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; a seguir, ...
-
-
Honorato, Soraya Carvalhedo; Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira
(EDGRAF, 2011)
Faz-se aqui uma análise descritiva do Programa de Educação Ambiental executado
mediante o Termo de Parceria celebrado entre o Instituto de Desenvolvimento
Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES e o Centro de Recursos ...
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
(Editora da FURG, 2018)
-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
(EDGRAF, 2018)
-
-
Funchal, Fernanda Acosta
(2021)
Esta pesquisa apresenta e problematiza aspectos relevantes da experiência de internacionalização da FURG a partir dos sujeitos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA). Tal investigação acontece ...
-
-
Villagrán, Analia Beatriz; Godoy, Marcela Edith
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo procura reconstruir o processo de formação da Aula Aberta: Aborto a partir de uma
abordagem social dos Direitos e Saúde Integral na Universidade Nacional de Salta, Argentina.
Utiliza um análise de documentos ...
-
-
Nascimento, Elaine Cristina do; Cabral, Fabio Pereira; Cerqueira, Lucas Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
A intersecção de raça, gênero e classe social condicionam estruturalmente determinados
grupos, em especial as mulheres negras, a produção e reprodução de desigualdades
sociais no Brasil. Essa segregação se revela de ...
-
-
Oliveira, Danilo Araújo de; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na
problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola
e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2007)
A crítica marxiana da alienação defende a tese de que para que advenha o desenvolvimento de indivíduos universais no seio de uma associação planetária de produtores livremente associados, faz-se necessária a superação de ...
-
-
Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da; Ávila, Christiano Martino Otero; Rodrigues, Francisco de Paula Marques
(2009)
A Universidade Católica de Pelotas tem introduzido a Educação a Distância em seus
cursos presenciais na oferta de Atividades Complementares Gerais. A intenção destas
atividades é oferecer uma formação diferenciada a fim ...
-
-
Pereira, Lorena Kelly Alves; Fernandes, Francisete Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06)
Este artigo tem por objetivo relatar os primeiros passos do surgimento do debate sobre gênero e diversidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –IFCE campus Crato a partir da ...
-
-
Beck, Vinicius Carvalho
(2018)
Invariantes operatórios são ações mentais que podem ser aplicadas a tipos diferentes de situações. Captar os invariantes operatórios de um sujeito enquanto ele tenta agir em determinada situação pode ser a chave para se ...
-
-
Silva, Marlon Silveira da
(2016)
Em consonância com o projeto de Brasil republicano de base higienista e eugenista, grande parte dos discursos produzidos pela intelectualidade brasileira defenderam a escola e a família como espaços estratégicos de ...
-
-
Cupelli, Rodrigo Launikas
(2008)
Esta pesquisa apresenta os sentidos emergentes da interface entre o aprofundamento teórico do conceito de resistência e as experiências profissionais de um grupo composto por quatro professores educadores ambientais em ...
-
-
Guidotti, Charles dos Santos
(2019)
Nesta tese de doutoramento apresentamos compreensões sobre o que se mostrou do fenômeno investigação sobre/na sala de aula de Ciências. Situamos o estudo no campo da formação de professores de Ciências, buscando significar ...
-
-
Brum, Aline de Lima
(2017)
O uso das tecnologias está transformando as relações sociais e criando novas dinâmicas que possibilitam repensar a nossa concepção de sala de aula. Nesse sentido, adotamos a perspectiva teórica de que o conhecimento é ...
-
-
Guidotti, Charles dos Santos
(2014)
Nesta pesquisa buscamos compreender se a formação dos futuros professores de física apresenta em seus quadros curriculares conhecimentos referentes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, compreender ...
-
-
Novello, Tanise Paula
(2006)
A presente dissertação tem como propósito investigar as possibilidades e limites educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes e identificar propostas me todológicas apontadas pelas professoras no trabalho ...
-
-
Oliveira, José Alves de; Bezerra, Fábio Alexandre Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Esta pesquisa, como um posicionamento acadêmico e político que se alinha a valores
próprios de uma sociedade democrática, é uma resposta às tentativas de silenciamento e
de aniquilação da comunidade LGBTQIA+ no contexto ...