-
-
Coury, Maria de Amorim
(2014)
A pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem
sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu
como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado ...
-
-
Corrêa, Niuza Vieira
(2013)
O presente estudo tem como escopo a avaliação das estratégias de gestão dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Biológicas II, que obtiveram notas 6 e 7 em duas avaliações trienais consecutivas que aderiram ao ...
-
-
Farias, Izabeth Cristina Campos da Silva
(2017)
Este estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde-EPISUS instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2000 com o objetivo principal de ...
-
-
Freitas, Fabrício Monte
(2014)
O presente trabalho traz uma análise dos impactos e das impressões dos diretores das escolas municipais urbanas da cidade do Rio Grande - RS a respeito das avaliações externas realizadas pela União. A dissertação também ...
-
-
Neves, Camila Ferreira Pinto das
(2012)
Com intuito de promover uma discussão sobre os cursos de graduação em Ecologia no
Brasil, esta dissertação se propôs a investigar e compreender as abordagens ecológicas
que sustentam os projetos pedagógicos dos cursos ...
-
-
Borges, Daniele Simões
(2013)
Nesta dissertação, investigamos as inovações no ensino e a organização do ensino inovador no contexto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A pesquisa, de natureza qualitativa, epistemologicamente fundamentada na ...
-
-
Borges, Daniele Simões
(2018)
Este trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos ...
-
-
Corrêa, Jonathan Terra
(2017)
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Silva, Alessandra Nery Obelar da
(2014)
O presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações
vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da
Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O ...
-
-
Alvarenga, Bruna Telmo
(2016)
A presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência ...
-
-
Marques, Paulo Marcello Fonseca
(2015)
O presente estudo tem por objetivo compreender a atuação de uma ouvidoria universitária como instância de participação social e suas implicações para a gestão democrática universitária. Como objetivos específicos, a pesquisa ...
-
-
Uzcátegui, Yulimer Del Valle
(2019)
A dissertação tem como foco de estudo a influência da escola na motivação para a escolha da licenciatura em Biologia, Física e Química. Este estudo permite conhecer os impactos da formação escolar para a escolha de uma ...
-
-
Lima Junior, Agnaldo Mesquita de
(2018)
Nesta dissertação buscamos investigar e compreender os saberes construídos pelos Professores Comunitários no contexto de implementação do Programa Mais Educação (PME) na rede municipal de Jaguarão/RS. Temos ainda como ...
-
-
Viero, Tatiane Vedoin
(2012)
O estudo teve por objetivo geral investigar como a extensão universitária, realizada
por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt), contribui com a
socialização do conhecimento e o fortalecimento da extensão ...
-
-
Lemke, Camila Salgado
(2023)
A pesquisa realizada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência na linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências” e tem como tema a formação inicial de professores de Ciências ...
-
-
Santos, Virgínia Rosa dos
(2023)
A investigação sobre os impactos da pandemia na (re)organização escolar e no ensino
de ciências nos anos finais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa. Este
estudo se justifica pela necessidade de se entender como ...
-
-
REIS, Mauricio Cravo dos
(2019)
Esta tese traz como temática a formação continuada de professores de Educação Física, partindo de uma metodologia de esporte educacional proposta pela Rede Multiplicadora composta pelas equipes da Petrobras, Instituto ...
-
-
Silva, João Alberto da; Tauchen, Gionara; Schwantes, Lavínia; Pereira, Vilmar Alves
(2011)