-
-
Vianna Filho, Hermeto Marques
(2014)
Este trabalho teve como foco a presença da área de conhecimento música no curso
Normal de duas escolas públicas do município de Pelotas/RS: O Instituto Estadual
de Educação Assis Brasil e o Colégio Municipal Pelotense. ...
-
-
Prates, Deise Costa
(2015)
O presente estudo refere-se a uma dissertação de mestrado em Educação, a qual
teve como finalidade problematizar a constituição de subjetividades docentes no
âmbito do Curso PARFOR Pedagogia, ofertado pela Universidade ...
-
-
Gonçalves, Leonardo Dorneles
(2013)
Partimos do pressuposto que a universidade pública é um bem do povo e deve
servir aos interesses da sociedade, sobretudo aos interesses daqueles cuja vida é
ameaçada mediante as condições desiguais sob as quais a sociedade ...
-
-
Pinho Júnior, Sérgio Ronaldo
(2015)
O presente estudo refere-se a uma Dissertação de Mestrado em Educação Ambiental (EA) a qual teve como objetivo estabelecer um diálogo em torno do conceito de nature-za a partir da análise das formas desse discurso veiculadas ...
-
-
Avila, Karen Cristina Dias de
(2014)
A pesquisa trás como estudo, investigar “As Diretrizes curriculares para a Educação
Ambiental Escolar na cidade de Rivera-Uruguai”; como uma temática que faz parte de meu
quefazer pedagógico como docente na rede pública ...
-
-
Rodrigues, Marcelo Dias
(2013)
O presente estudo de caso tem como objetivo relacionar a Educação Ambiental (EA) aos aspectos multidisciplinares de conteúdos das ciências naturais, tendo por base o tema da “horta escolar” e de sua interpretação por ...
-
-
Sanchez, Karine Ferreira
(2013)
A presente pesquisa teve como problemática o cão abandonado, e fez a relação
entre esta situação e os processos humanos e culturais que perpassam o problema. A questão central da pesquisa é: Como ...
-
-
Gomes, Roger Walteman
(2013)
A geopolítica portuária do século XXI no Município do Rio Grande/RS é uma proposta de Educação Ambiental Crítica/Emancipatória que tem como tema central de pesquisa a inserção do Município do Rio Grande/RS na geopolítica ...
-
-
Silva, Carmen Etel da
(2013)
Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental: Mestrado, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, apoia-se na linha de pesquisa da Educação Ambiental Não Formal. Tem como objetivo ...
-
-
Avila, Raquel Alves Pereira
(2014)
O trabalho teve como análise o eixo de Estudos Colaborativos (ECO) - Educação Ambiental na turma 1 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Pelotas, na perspectiva ...
-
-
Camargo, Tania Garcia
(2013)
A Dissertação traz a discussão em torno da religião afro-brasileira no contexto
da Lei 10.639/03 e a importância desta para a discussão do Culto Jeje-Nagô através
dos mitos yorubas (orixás) e suas Dimensões Educativas ...
-
-
Pinto, Dayse Vilas Boas
(2013)
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação
Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA FURG –, foi
configurada a partir da Mandala Reflexiva com o objetivo de visualizar o ...
-
-
Podewils, Tamires Lopes
(2014)
Nesta pesquisa, buscamos conhecer e compreender como a Educação Ambiental perpassou a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, formados entre os anos de 2007 e 2012. ...
-
-
Galvão, Melina Chiba
(2013)
Diante de um contexto de crise socioambiental da pesca artesanal, as mulheres, em
famílias de pescadores, desenvolvem papéis de fundamental importância para a
manutenção dos modos de vida das famílias. Apesar disso, elas ...
-
-
Maia, Vânia Roseane Pascoal
(2014)
O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas
dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação AmbientalPPGEA/FURG
(2007-2012). O intuito foi compreender como ...
-
-
Reis, Priscila Camargo
(2013)
Partindo-se de reflexões que envolvem a exploração animal com os três aspectos da ecologia e com o onirismo ativo vivenciado e propagado pelos defensores dos direitos animais, procurou-se criar dispositivos com micro-intervenções ...
-
-
Di Franco, Marco Aurelio Rocha
(2014)
Objeto de reflexões, discussões, conflitos e estudos, a inclusão social dos surdos é um complexo fenômeno que engloba questões de diversos cunhos (morais, conceituais, legais, entre outros). Sendo o esporte uma ferramenta ...
-
-
Vega, Luciana Barbosa da Silva
(2014)
A exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) retrata um fenômeno complexo e silencioso, que vai muito além das estimativas registradas. Nesse contexto a rede de atendimento, proteção e defesa da criança e do ...
-
-
Vieira, Virgínia Tavares
(2013)
O presente estudo refere-se a uma dissertação de mestrado em Educação Ambiental, a
qual que teve como objetivo estabelecer um diálogo entre música, sociedade e Educação
Ambiental. Sendo assim, tem-se como problema de ...
-
-
Nascimento, Carolina Cavalcanti
(2013)
A presente pesquisa está inserida no âmbito da discussão acerca dos desafios
educacionais frente à crise socioambiental e à luz do Pensamento ComplexoSistêmico.
Mais especificamente, este estudo de caso foi guiado pelo ...