Abstract:
Ao longo dos anos o mundo do trabalho passou por grandes transformações, oriundas principalmente das modificações tecnológicas. Nesse contexto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e sua inserção na prática profissional do enfermeiro vem emergindo como um grande desafio. Assim, este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação na práxis educativa da Enfermagem no ensino superior e sua interface com a organização do trabalho, apoiando-se em uma revisão bibliográfica pertinente à temática. Com base nas reflexões, percebe-se a importância de introduzir essas tecnologias no processo educativo da enfermagem, potencializando o desenvolvimento de interações educativas amplificadas no método pedagógico e possibilitando a formação de enfermeiros mais críticos e reflexivos, que se apropriem desses conhecimentos e das novas abordagens contextuais e assim contribuam para uma prática de trabalho melhor organizada e gerenciada, comprometida socialmente com a democratização do ensino.
Throughout the years the labor area has shown major changes which has come mainly from the technological transformations. In this context, the Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present into the society and its insertion in the nursing practice has emerged as a great challenge. Therefore, this article has as a goal to promote reflections about the information and communication technologies in the nursing educational praxis at the college level and its interface with the labor organization, based in a bibliographic review. Based on the considerations, the importance of introducing those technologies into the educational process of nursing is noticed, potentiating the development of amplified educational interactions in the pedagogic method, and allowing the formation of more critical and reflexive nurses, who will grasp this knowledge and the new contextual approaches, cooperating to a better organized and managed labor practice, socially compromised with the democratization of education.
A lo largo de los años el mundo del trabajo vivió grandes transformaciones oriundas principalmente de las modificaciones tecnológicas. En ese contexto, las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs), están cada vez más presentes en la sociedad y su inserción en la práctica profesional del enfermero viene emergiendo como un gran desafío. Así, este artículo tiene como objetivo promover reflexiones sobre las tecnologías de la información y comunicación en la praxis educativa de la enfermería en la enseñanza superior y su interfaz con la organización del trabajo, apoyándose en una revisión bibliográfica pertinente a la temática. Con base en las reflexiones, se percibe la importancia de introducir estas tecnologías en el proceso educativo de la enfermería, potencializando el desarrollo de interacciones educativas ampliadas en el método pedagógico y posibilitando la formación de enfermeros más críticos y reflexivos que se apropien de esos conocimientos y de los nuevos abordajes contextuales colaborando con una práctica de trabajo mejor organizada y administrada, comprometida socialmente con la democratización de la enseñanza.