-
-
Favero, Ana Carolina; Silva, Larissa Izabelli Link da; Carvalho, Joana Tatiele de; Emmel, Rúbia; Krul, Alexandre José
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de
gênero dos/as estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio
de uma pesquisa de campo, houve um ...
-
-
Oliveira, Anderson José de; Almeida, Neil Franco Pereira de; Salvador, Nayara Rios Cunha
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente artigo discute diferentes temas através de uma apresentação do programa
Got Talent no qual uma senhora de aproximadamente 80 anos faz uma performance
acrobática com um dançarino mais jovem. Analisando estas ...
-
-
Carvalho, Marco Aurélio de; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças,
jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil.
No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso ...
-
-
Potes, Isis Marques
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente texto foi produzido tendo como inspiração o dia a dia de uma professora e
seu fazer pedagógico. O objetivo do mesmo é narrar as angústias e reflexões sobre a
prática escolar de uma professora da Educação ...
-
-
Rossi, Jean Pablo Guimarães; Babinski, Marcieli
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Mediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação,
inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino
Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: ...
-
-
Vizentim, Lucas Aparecido; Milani, Débora Raquel da Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Abordar Educação Sexual no ambiente escolar pode causar temor e insegurança em
professoras e professores, pelos mais diversos motivos. O tema, no entanto, é de
inquestionável importância para o pleno desenvolvimento dos ...
-
-
Barroso, Ramon Roberto de Jesus; Silva, Lana Claudia Macedo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o
Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões
sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. ...
-
-
Santos, Guilherme Gomes dos; Silva, Ricardo Desidério da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, seja excluindo e/ou
depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário, empresas se apropriam disso,
produzindo e reproduzindo valores por canais ...
-
-
Liebgott, Camila Bonin; Weiss, Raquel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a
partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões
do campo da Sociologia da Moral, bem como ao ...
-
-
Euzébio, Felipe Aurélio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Neste artigo busco, entre tantas coisas, propor uma nova perspectiva sobre as múltiplas
formas em que as masculinidades se apresentam no ambiente escolar. Dando corpo ao
texto e a discussão a partir de uma autoetnografia, ...
-
-
Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo
virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os
sentidos atribuídos às famílias pelo ...
-
-
Silva, Silas Veloso de Paula
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-07-16)
Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo
de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma
enquanto instrumento retórico que, desde ...
-
-
Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram ...
-
-
Santos, Hugo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir
temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e
consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito ...
-
-
Souza, Elaine de Jesus; Rocha, Eugerbia Paula da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre
sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi
problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da ...
-
-
Bortolozzi, Ana Cláudia; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual é uma dificuldade para muitos professores nas escolas inclusivas.
Este estudo investigou as possíveis atitudes de 55 professores portugueses diante de seis
situações projetivas envolvendo o público alvo ...
-
-
Siqueira, Juliana Salles de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente
da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no
Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a ...
-
-
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as
questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um
curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos ...
-
-
Xavier Filha, Constantina
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O artigo discute presenças e ausências de direitos humanos no texto da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) de 2017, procurando saber como tal temática é enfocada no
documento e que outros documentos legais e oficiais ...
-
-
Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira; Ramalho, Carla Chagas; Matos Sobrinho, José de Andrade
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços,
incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar
como professoras(es) de Educação Física encaram ...