Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Julio Cesar Touguinha de
dc.contributor.author Kautzmann, Rubens Müller
dc.date.accessioned 2015-06-10T19:53:01Z
dc.date.available 2015-06-10T19:53:01Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation ALMEIDA, Julio Cesar Touguinha de; KAUTZMANN, Rubens Müller. A educação ambiental (EA) na universidade e na empresa. Revista de Ciências Ambientais, v. 6, n. 1, p. 117-136, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca/article/view/431/301>. Acesso em: 10 jun. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1981-8858
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5021
dc.description.abstract É proposto, neste artigo, o estudo da Educação Ambiental (EA) e a discussão de seus objetivos e métodos no ambiente acadêmico da Universidade e sua aplicação do conhecimento no labor antrópico da nossa sociedade. Realizou-se a leitura dos principais autores, que se dedicam à EA, e quais suas abordagens sobre o tema proposto neste trabalho. Como uma primeira visão do tema, se trouxe a contextualização histórica, com foco no Brasil, os principais encontros internacionais e nacionais e a evolução dos conceitos sobre a EA, que dão corpo a este instrumento de gestão ambiental, mas que ainda busca a internalização no atual modelo de civilização. Apresenta-se, a seguir, os fundamentos da EA: princípios, objetivos e finalidades, e seus aspectos éticos, importantes para avaliarmos e analisarmos as ações de EA. Após estabelecido o entendimento da EA, mostra-se e discuti-se a EA como instrumento de aprendizagem, de promoção e de prática da EA, na universidade e na empresa, e seus reflexos na Gestão Ambiental Sistêmica. Este estudo coloca, mais uma vez, a importância da EA como instrumento fundamental da Gestão Ambiental e mostra o muito que o tema deve ser abordado nos ambientes da universidade e da empresa. pt_BR
dc.description.abstract It is proposed in this paper the study of environmental education (EE) and discussing their goals and methods in the academic environment of the University and its application of knowledge in the anthropic work of our society. The reading was conducted about first authors who have devoted their thoughts on the EE and what their approaches to the topic discussed in this work. Initially it is contextualized the history, primarily in Brazil, the main national and international meetings and the evolution of concepts on the EE, which are also foundations of environmental management, and need to be internalized to the current model of civilization. The following presents the fundamentals of EE: principles, goals and objectives, and its ethical aspects, important to assess and analyze the actions of EE. After establishing the understanding of the EE, it is discussed as tool for learning, promotion and practice in the university and its effects on business and environmental management. This study show again the importance of EE as a fundamental instrument of systemic environmental management, and that the topic should be approached in the university and business environments. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Gestão ambiental sistêmica pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.subject Empresa pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Systemic environmental management pt_BR
dc.subject University pt_BR
dc.subject Business pt_BR
dc.title A educação ambiental (EA) na universidade e na empresa pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in the university and business pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EE - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record