dc.contributor.author |
Bartz, Diana Schein |
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dc.contributor.author |
Lima, Milton Luiz Paiva de |
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dc.date.accessioned |
2015-07-14T19:08:14Z |
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dc.date.available |
2015-07-14T19:08:14Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
BARTZ, Diana Schein; LIMA, Milton Luiz Paiva de. Uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários: uma aplicação ao porto do Rio Grande. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 2, p. 119-139, 2010. Disponível em: <http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=47>. Acesso em: 13 jul. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1984-3534 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5131 |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho é aplicada uma metodologia para encontrar o número adequado de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da técnica de modelagem de filas. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referentes ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. No processo de modelagem empregado, é feita a suposição de que as chegadas de navios e o processo de atendimento dos mesmos obedecem, respectivamente, às distribuições de Poisson e Exponencial. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 e 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this work is studied and applied a methodology to find the appropriate number of tugs to attend the Port of Rio Grande in order to achieve savings and customer satisfaction, making use of the technique of modeling queues. Extensive research and analysis were conducted with the arrival and departure data of vessels for the year 2007, together with the number of operations and requests of tugs on the same year. In the modeling process used, the assumption made is that the arrivals of ships and the fulfillment of them respectively obey the distribution of Poisson and Exponential. The application of this
methodology leads to the conclusion that, for a period of 24 working hours / days of operation of the Port, for the years 2010 and 2015, the fleet size more indicated to the situation under consideration is three tugs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Rebocadores |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de filas |
pt_BR |
dc.subject |
Porto do Rio Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Tugs |
pt_BR |
dc.subject |
Queues models |
pt_BR |
dc.subject |
Port of Rio Grande |
pt_BR |
dc.title |
Uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários: uma aplicação ao porto do Rio Grande |
pt_BR |
dc.type |
article |
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