Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise operacional dos terminais do Porto do Rio Grande, realizada através da técnica de Simulação, com o software Arena. De acordo com os
dados de movimentação de navios, relativos aos anos de 2004, 2005 e 2006, fornecidos pela Superintendência do Porto do Rio Grande, analisaram-se os intervalos entre as chegadas de navios, e os tempos de cada atendimento, com intuito de representar estes dados através de determinada distribuição estatística. Especificamente, para o terminal Tecon, foram realizadas análises mensais dos processos de chegada e de atendimento, com a finalidade de estimar a demanda para os próximos anos, pois este terminal passará a operar com mais um berço de atracação. Para cada simulação, o programa Arena forneceu inúmeros resultados, entre eles, o índice de congestionamento.
This work presents an operational analysis of the terminals of the Port of Rio Grande, carried through the technique of Simulation, with the software “Arena”. In accordance with the data of movement of ships, relative to the years of 2004, 2005 and 2006, supplied for the Supervision of the Port of Rio Grande, had analyzed the intervals between the arrivals of ships, and the times of each attendance, with intention to represent these data
through definitive distribution statistics. Specifically, for the Tecon terminal, monthly
analyses of the processes of arrived and attendance had been carried through, with the purpose esteem the demand for the next years, therefore this terminal will start to operate with plus a cradle of mooring. For each simulation, the program “Arena” supplied innumerable resulted, between them, the index of congestion.