dc.contributor.author |
Bartz, Diana Schein |
|
dc.contributor.author |
Lima, Milton Luiz Paiva de |
|
dc.date.accessioned |
2015-07-20T22:42:31Z |
|
dc.date.available |
2015-07-20T22:42:31Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
BARTZ, Diana Schein; LIMA, Milton Luiz Paiva de. Uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários. In: SEMENGO - SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA, 3., 2008, Rio Grande. Anais... Rio Grande: FURG, 2008. Disponível em: <http://www.semengo.furg.br/2008/47.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5147 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários, procurando chegar ao número adequado de rebocadores para atender as necessidades de um porto, de modo a obter economia e satisfação dos clientes. Para tanto, são analisados dados de entrada e saída de navios, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores. São utilizadas técnicas de modelagem de filas para dimensionar a frota ideal. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper presents a methodology for scaling of the fleet of tugboats in port terminals, trying to get adequate number of tugs to meet the needs of a port to obtain economy
and customer satisfaction. To do so, are analyzed data of the arrival and exit of ships, along with the number of operations and demands of tugs. Queue modeling techniques are used to size the ideal fleet. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Rebocadores |
pt_BR |
dc.subject |
Navios |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria de filas |
pt_BR |
dc.subject |
Tugs |
pt_BR |
dc.subject |
Ships |
pt_BR |
dc.subject |
Queues theory |
pt_BR |
dc.title |
Uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |