Abstract:
No estuário da Laguna dos Patos, os padrões de circulação são dirigidos principalmente pelo vento e pela descarga de
água doce. A direção do vento influencia os padrões de circulação local. Sob ventos de NE o gradiente de pressão
aumenta e a retração das águas costeiras favorece a descarga lagunar. Contrariamente, ventos de SE e SO causam a
inversão do fluxo aumentando o nível de água. Embora esteja localizada em uma área de micromaré (0,47m), as marés
meteorológicas induzidas por ventos de sul podem elevar o nível acima de 2 m. Este fluxo bidirecional propicia o
desenvolvimento de um delta de maré vazante e um esporão arenoso adjacente a foz. Fotografias áreas combinadas com
cartas batimétricas permitiram traçar a evolução morfológica do esporão arenoso. Durante este período o esporão
cresceu 427m na direção noroeste ao mesmo tempo em que seu comprimento na direção norte sul cresceu 304,5m. A
origem, evolução e estabilização destas feições ao longo da margem leste tem sido freqüente mesmo após a construção
de dois molhes convergentes. O propósito deste trabalho é discutir o modelo de evolução deste esporão arenoso sujeito
a fluxo bi-direcional em uma costa sujeita a influência de marés meteorológicas.
In the estuarine portion of the Patos Lagoon circulation patterns are driven mostly by wind and freshwater. Wind
direction influences circulation patterns. Under NE winds a pressure gradient raise along the inlet and the retreating
coastal waters favors flushing of the lagoon water. Contrarily, SE and SW winds cause the inversion of flow raising the
water level in the northern part of both the inlet and the main lagoon body. Storm surges induced by southern winds can
raise the level up to 2m. As a result of the strong bi-directional flow an ebb tide delta and a spit developed in the inner
portion of inlet. Aerial photos, combined with bathymetric charts allowed to track the morphological evolution of a sand
spit located at the extreme end of the inlet. During this period, the spit has grown 427m in the northwest direction at the
same time its length north to south has grown 304,5m. The origin, evolution and stabilization of these features along the
east margin had been quite frequent even after the construction of two jetties. The aim of this work is to discuss the
evolutionary model of this sand spit.