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dc.contributor.author Vieira, Heitor
dc.contributor.author Bastos, Jorge Tiago
dc.contributor.author Valente, Amir Mattar
dc.contributor.author Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
dc.contributor.author Oliveira, Angelica Meireles de
dc.date.accessioned 2015-07-31T06:53:43Z
dc.date.available 2015-07-31T06:53:43Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation VIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5216
dc.description.abstract O artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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