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dc.contributor.author Firme, Simone Machado
dc.contributor.author Oliveira, Karine Vargas
dc.contributor.author Silveira, Michele Fernanda Silveira da
dc.contributor.author Miranda, Angélica Conceição Dias
dc.date.accessioned 2015-08-21T19:03:36Z
dc.date.available 2015-08-21T19:03:36Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FIRME, Simone Machado et al. Informação da web: a extensão universitária nos currículos de graduação. Ágora (Florianópolis), v. 24, n. 48 p. 104-121, 2014. Disponível em : <https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/488/pdf_44>. Acesso em: 14 ago. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 0103-3557
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5270
dc.description.abstract O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as atividades de extensão nos cursos de graduação, a pesquisa foi realizada em sete universidades da região sul do Brasil, todas as informações foram retiradas a partir dos Currículos e/ou Projetos Pedagógicos disponíveis na web. O estudo destacou a importância das Atividades Curriculares Complementares como sendo este um componente essencial para a integralização do currículo acadêmico. Na metodologia, as informações foram constituídas em tabelas com o nome dos cursos de graduação divididos em bacharelado e licenciatura e a carga horária das atividades curriculares complementares correspondentes. Num segundo momento da pesquisa, procurou-se investigar se os cursos de graduação apresentam atividades de extensão e se especificam o que consideram sobre estas atividades. Como identificação, as universidades serão representadas no trabalho pelas letras: A, B, C, D, E, F e G. Entre os principais resultados pode-se destacar 318 cursos de bacharelado e 121 de licenciatura. Ainda se destaca que 373 (85%) dos cursos apresentam Atividades Curriculares Complementares (ACC’s), e 66 (15%) não as apresentam. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to conduct a study on the extension activities in undergraduate courses, the survey was conducted in seven universities in the southern region of Brazil, all the information was taken from the Resumes and / or pedagogical projects available on the web. The study highlighted the importance of Complementary Curricular Activities like this being essential for the integration of the academic curriculum component. In the methodology, information tables were set up in the name of undergraduate divided into baccalaureate degree and workload and the corresponding complementary curricular activities. In a second stage of the research, we sought to investigate whether undergraduate courses have extension activities and specify what they consider about these activities. As identification, universities will be represented at work by letters: A, B, C , D , E, F and G. The main results can highlight 318 bachelor's and 121 bachelor. Is also noted that 373 (85 % ) of the courses feature Curricular Enrichment Activities ( ACCs ) , and 66 ( 15 % ) do not have them. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Atividades complementares curriculares pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Additional curricular activities pt_BR
dc.title Informação da web: a extensão universitária nos currículos de graduação pt_BR
dc.title.alternative Web information: academic extension in undergraduate curricula a extensão pt_BR
dc.type article pt_BR


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