Abstract:
Apresenta a prescrição de enfermagem computadorizada como instrumento de comunicação capaz de promover mudanças
nas relações multiprofissionais e intra equipe de enfermagem, ao oportunizar a socialização, por escrito, tanto do saber como do
fazer da enfermagem profissional. Pode constituir-se em estratégia de reaproximação do enfermeiro ao paciente/cliente, por
meio do levantamento e priorização dos problemas, elaboração e seleção de protocolos assistenciais que farão parte da prescrição
de enfermagem, assegurando à clientela uma assistência planejada e adequada, conduzindo a modificações na prática assistencial,
com repercussões nas formas de administrar a assistência e de cuidar do paciente/cliente.
This paper presents the computerized nursing prescription as a communication instrument able to promote changes in
nursing multiprofessional and intra-team relationships and professional nursing “savoir-faire” socialization. It can become a
strategy of reapproximation of nurses and patients/clients, through problems assessment and priorization, elaboration and selection
of protocols that will be part of nursing prescription, assuring to patients a planned and adequated care, conducting to modifications
in the practice, with repercussions in the forms of managing care and also in the care provided to patients/clients.
Este artículo presenta una forma de prescripción de enfermería computarizada como instrumento comunicacional capaz
de promover alteraciones en las relaciones multiprofesionales e intra equipo de enfermería. De oportunidad a la socialización,
por escrito, tanto del saber como del hacer de la enfermería profesional. Puede constituirse en estrategia de reaproximación del
enfermero al paciente/cliente, por medio de la identificación y priorización de los problemas, elaboración y selección de protocolos
asistenciales. Ellos formarán parte de la prescripción de enfermería, asegurando a la clientela una asistencia planeada y adecuada,
conduciendo a modificaciones en la práctica asistencial, con repercusiones en las formas de administrar la asistencia y de cuidar
del paciente/cliente.