dc.contributor.author |
Lunardi, Guilherme Lerch |
|
dc.contributor.author |
Henrique, Jorge Luiz |
|
dc.date.accessioned |
2015-09-01T23:08:06Z |
|
dc.date.available |
2015-09-01T23:08:06Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.citation |
LUNARDI, Guilherme Lerch; HENRIQUE, Jorge Luiz. Aplicação da “soft systems methodology” na avaliação de um programa de pós-graduação em administração: perspectiva do corpo discente. REAd - Revista Eletrônica de Administração, v. 8, n. 4, p. 1-22, 2002. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/44131/27725>. Acesso em: 01 set. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1980-4164 |
|
dc.identifier.issn |
1413-2311 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5349 |
|
dc.description.abstract |
No Brasil, a educação é um setor que vem sendo bastante criticado quanto à prestação de
serviços com qualidade. Nas universidades, vários são os problemas que afetam a formação
acadêmica. O objetivo deste trabalho é descrever o método “Soft Systems Methodology”
(SSM) e aplicá-lo na identificação e elaboração de propostas para resolução de problemas em
um programa de pós-graduação. O estudo avaliou o mestrado do Programa de Pós -Graduação
em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS), sob a
perspectiva do corpo discente da área de concentração “Sistemas de Informação e de Apoio à
Decisão”. O método aplicado visa identificar e estruturar situações problemáticas com
dificuldades de definição, de uma forma encadeada, relacionando o mundo real com o
pensamento sistêmico. A SSM mostrou-se um processo interativo de aprendizagem,
caracterizada por constantes debates e participação de todos os envolvidos. Sua execução
permitiu propor ações para solucionar os problemas identificados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ssm |
pt_BR |
dc.subject |
Soft systems methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Mestrado |
pt_BR |
dc.subject |
UFRGS |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação da “soft systems methodology” na avaliação de um programa de pós-graduação em administração: perspectiva do corpo discente |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |