A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011

Frio, Ricardo Saraiva

Abstract:

 
O objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem.
 
The aim of this paper is to review the research that has been done so far on consumer behavior and presented in Brazilian journals published between the years 2000 and 2011, by assessing online papers. Based on the analysis of 127 papers it can be seen that the researches on consumer behavior apply positivist logic, given that most studies are quantitative and descriptive, although few experiments have been conducted and few theoretical papers have been written. It can also be seen that over half of the publishing is concentrated in 12 institutions. Finally, it has been observed that those papers were not often cited.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos