Abstract:
O objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor
nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da
análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor
seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos,
porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da
publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que
os artigos recebem.
The aim of this paper is to review the research that has been done so far on consumer behavior
and presented in Brazilian journals published between the years 2000 and 2011, by assessing
online papers. Based on the analysis of 127 papers it can be seen that the researches on
consumer behavior apply positivist logic, given that most studies are quantitative and descriptive,
although few experiments have been conducted and few theoretical papers have been written. It
can also be seen that over half of the publishing is concentrated in 12 institutions. Finally, it has
been observed that those papers were not often cited.