Show simple item record

dc.contributor.author Garrido, Ivan Lapuente
dc.contributor.author Cunha, Fernando Rafael
dc.contributor.author Cavalcante, Fernanda Matte
dc.date.accessioned 2015-09-11T19:46:20Z
dc.date.available 2015-09-11T19:46:20Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation GARRIDO, Ivan Lapuente; CUNHA, Fernando Rafael; CAVALCANTE, Fernanda Matte. O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 39, p.101-118, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n39p101/pdf_21>. Acesso em 08 set. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1516-3865
dc.identifier.issn 2175-8077
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5383
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é compreender o papel da confiança na relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o valor de marca (VM). Com base na literatura, foram propostos três modelos alternativos desse relacionamento. Os modelos foram testados por meio de modelagem de equações estruturais com dados coletados de uma amostra de 148 clientes de uma das maiores instituições financeiras nacionais. A partir da comparação dos modelos propostos, verificou-se a falta de suporte para a relação direta entre a RSC e o valor de marca (H1 não suportada). As hipóteses de que a confiança media a relação RSC – VM (H2) e de que essa mediação é completa (H2a) foram suportadas. Concluise que as ações de RSC contribuem para aumentar a confiança do consumidor na empresa, o que por sua vez impacta positivamente no valor de marca da instituição pt_BR
dc.description.abstract The aim of this study is to comprehend the role of trust on the relation between corporate social responsibility (CSR) and brand equity (BE). Based on the literature, three different models have been developed proposing the relationship among the constructs. The models have been evaluated using Structural Equation Modeling. We have used a sample with 148 clients of one of the largest Brazilian banks. From the comparison of the proposed models was verified the absence of support for the direct relation between CSR and brand equity (H1 was not supported). The hypothesis that trust mediates the relationship between CSR – BE (H2) and it is a complete mediation (H2a), were supported. We conclude that actions in CSR result in benefits to the organization (brand equity) through the growing of trust, or in other words, trust mediates completely the relationship between CSR and brand equity pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Responsabilidade social corporativa pt_BR
dc.subject Confiança pt_BR
dc.subject Valor de marca pt_BR
dc.subject Bancos pt_BR
dc.subject Corporate social responsibility pt_BR
dc.subject Trust pt_BR
dc.subject Brand equity pt_BR
dc.subject Banks pt_BR
dc.title O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca pt_BR
dc.title.alternative The role of trust in the relation between corporate social responsibility and brand equity pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record