Novas estratégias de gestão para as instituições de ensino superior: uma análise sob a ótica do gênero

Longaray, André Andrade; Fiussen, Deborah Matheus das Neves; Avila, Ananda Lopes

Abstract:

 
O ensino superior brasileiro passou por profundas transformações na última década. Políticas governamentais para a qualificação do corpo docente das Instituições de Ensino Superior (IES) e o aumento das oportunidades de financiamento estudantil modificaram o panorama da clientela de muitos cursos. A discussão sobre as características desse novo perfil de discentes, suas expectativas e anseios tem sido objeto de atenção dos gestores das IES. Nesse âmbito, o presente texto tem por objetivo propor uma análise sobre o aumento da participação discente feminina no meio acadêmico e expor como isso reflete na gestão das instituições de ensino superior. A pesquisa teve caráter exploratório e empregou como técnica o estudo de caso. A amostra foi constituída de acadêmicas do curso de graduação em administração de uma das 59 universidades federais brasileiras. O instrumento de pesquisa foi o questionário e o tratamento dos dados foi feito sob o enfoque quali-quantitativo. Como resultado da pesquisa, destaca-se a percepção das acadêmicas sobre a tendência do curso sob a perspectiva de gênero e as implicações do ser feminino em um curso tradicionalmente masculino.
 
Brazilian higher education has undergone deep changes over the last decade. Government policies for the qualification of Professors and the increase in opportunities for student financing their Higher Education have changed the landscape of many faculty courses. The profile of this new clientele, their expectations and aspirations has been the object of attention of education managers. In this context, this paper aims to analyse the increase of women participation in the university and how it reflects on the management of higher education institutions. The research was exploratory in nature and employed as a technical case study. The sample consisted of undergraduate women students of the Business Administration Course in one of the 59 Brazilian Federal Universities. The survey instrument was a questionnaire and the data processing was done under the qualitative and quantitative approach.The result of the research shows the perception of female students on the course in a gender oriented perspective and the implications of being a woman in a course traditionally man oriented.
 

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